América Latina em sala de aula: análise das coleções didáticas e intervenções pedagógicas para o ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Larissa Accioly Chometon dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-17T12:46:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-17T12:46:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherAmérica Latina em sala de aula: análise das coleções didáticas e intervenções pedagógicas para o ensino médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131801-
Resumo: dc.description.abstractA partir das inquietações do cotidiano em sala de aula, como docente percebo o desconhecimento e um distanciamento da América Latina, tanto por parte dos estudantes, como dos livros didáticos e currículos. Desta forma, tenho como objetivo pesquisar e analisar os conteúdos das Histórias da América Latina nos livros didáticos para o Ensino Médio - mais especificamente as coleções didáticas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PLND de 2021 -, analisando presenças e ausências daqueles. Para aprofundar minha investigação, me ancorei no pensamento decolonial, através de importantes conceitos, como: eurocentrismo, modernidade e colonialidade, dentre outros. Além disso, apresento sugestões e possibilidades de caminhos teórico-metodológicos para a construção de histórias outras, através de importantes conceitos, são eles: interculturalidade crítica e brechas decoloniais. Também analiso as experiências/ vivências e trabalhos feitos com os estudantes em sala de aula, que nos permitiram a construção de tais propostas pedagógicas. Para finalizar, elaboro intervenções pedagógicas - uma sequência didática e um caderno didático de apoio - para o ensino das Histórias da América Latina, especialmente para o Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent68.964 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latinapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistórias outraspt_BR
Título: dc.titleAmérica Latina em sala de aula: análise das coleções didáticas e intervenções pedagógicas para o ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons