
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Hanna Francy Passos Teles | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ester Lorene Mendonça de Carvalho | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Paulo Eduardo Queiroz da Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-15T20:31:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-15T20:31:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1514 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Direito: Formação Jurídica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131792 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo analisa os desafios da responsabilidade social na formação do jurista contemporâneo, destacando a importância da ética e da sustentabilidade como princípios estruturantes da prática e do ensino jurídico. Por meio de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa e exploratória, foram examinados estudos que discutem o papel do Direito na promoção da justiça social, do desenvolvimento sustentável e da cidadania responsável. Os resultados apontaram que o profissional do Direito deve atuar de forma ética e comprometida com os impactos sociais e ambientais de suas decisões, ultrapassando o tecnicismo jurídico e assumindo uma postura reflexiva e humanista. Verificou-se que a sustentabilidade jurídica representa um eixo de integração entre liberdade e solidariedade, sendo essencial para a construção de uma sociedade equilibrada e justa. Constatou-se, ainda, que o ensino jurídico precisa incorporar metodologias que unam teoria, prática e valores éticos, formando profissionais aptos a compreender e enfrentar as demandas do século XXI. Conclui-se que a responsabilidade social e a ética são elementos indissociáveis da formação e da atuação do jurista, configurando-se como pilares fundamentais para a consolidação de um Direito comprometido com o bem comum e com a preservação da dignidade humana. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 504 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jurista | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ética | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade Social | pt_BR |
| Título: dc.title | Direito, Ética e Sustentabilidade: Desafios da Responsabilidade Social na Formação do Jurista Contemporâneo | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons