Desafios e Possibilidades para a Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA no Ambiente Escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo de Oliveira, Auzirene-
Autor(es): dc.contributor.authordas Chagas Sousa Araújo Oliveira, Francisca-
Autor(es): dc.contributor.authorMárcio de Sousa Oliveira, Francisco-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Vilar, Ezequiel-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa de Oliveira, Welington-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-16T12:30:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-16T12:30:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1521-
identificador: dc.identifier.otherTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131778-
Resumo: dc.description.abstractA inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar constitui um tema de grande relevância e complexidade, amplamente debatido na área da Educação. Este estudo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades relacionados à inclusão desses estudantes, buscando identificar estratégias pedagógicas eficazes que promovam seu desenvolvimento integral. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise de experiências e práticas inclusivas. O referencial teórico baseia-se em autores que abordam a Educação Especial e a Educação Inclusiva, destacando a importância da adaptação curricular, do uso de recursos pedagógicos acessíveis e da formação continuada dos docentes. Os resultados evidenciam que a inclusão efetiva de estudantes com TEA exige não apenas práticas pedagógicas diferenciadas, mas também a atuação de uma equipe multidisciplinar e o engajamento da família no processo educativo. Conclui-se que a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva requer uma abordagem personalizada, que valorize as potencialidades de cada estudante e promova sua plena participação social e acadêmica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent591 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias Pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleDesafios e Possibilidades para a Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA no Ambiente Escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons