
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Araújo de Oliveira, Auzirene | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | das Chagas Sousa Araújo Oliveira, Francisca | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Márcio de Sousa Oliveira, Francisco | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Vilar, Ezequiel | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sousa de Oliveira, Welington | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-16T12:30:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-16T12:30:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1521 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131778 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar constitui um tema de grande relevância e complexidade, amplamente debatido na área da Educação. Este estudo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades relacionados à inclusão desses estudantes, buscando identificar estratégias pedagógicas eficazes que promovam seu desenvolvimento integral. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise de experiências e práticas inclusivas. O referencial teórico baseia-se em autores que abordam a Educação Especial e a Educação Inclusiva, destacando a importância da adaptação curricular, do uso de recursos pedagógicos acessíveis e da formação continuada dos docentes. Os resultados evidenciam que a inclusão efetiva de estudantes com TEA exige não apenas práticas pedagógicas diferenciadas, mas também a atuação de uma equipe multidisciplinar e o engajamento da família no processo educativo. Conclui-se que a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva requer uma abordagem personalizada, que valorize as potencialidades de cada estudante e promova sua plena participação social e acadêmica. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 591 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias Pedagógicas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Título: dc.title | Desafios e Possibilidades para a Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA no Ambiente Escolar | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons