UMA PROPOSTA PARA O ENSINO EXPLORATÓRIO E INVESTIGATIVO DE MATEMÁTICA COM O USO DO SOFTWARE RDWORKS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGräff, Cristiano Islon-
Autor(es): dc.contributor.authorMolon, Jaqueline-
Autor(es): dc.contributor.authorFogliarini Filha, Cláudia Brum de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-14T18:39:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-14T18:39:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto-Cristianopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131759-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional apresenta uma proposta para o ensino exploratório e investigativo de matemática, fundamentada na Educação Matemática Crítica e na Cultura Maker. O material integra o uso do software RDWorks como recurso pedagógico capaz de articular teoria e prática no processo de aprendizagem. Este produto educacional traz como objetivo principal a apresentação de um tutorial de uso do software RDworks, adaptado a partir do manual em inglês desenvolvido pela Lasermeister, contendo as operações essenciais para a proposta didática vinculada à dissertação de mestrado do autor que propôs a uma turma de estudantes do segundo ano do ensino médio o desafio de construir miniaturas tridimensionais de alguns prédios da escola, sendo produzidas em placas encaixáveis de MDF confeccionadas em uma cortadora a laser. O manual contempla desde a definição do idioma, o uso de teclas de atalho, a criação e edição de figuras básicas (linhas, polígonos, curvas, retângulos, elipses e textos), a manipulação de nós (pontos) e segmentos, a importação e exportação de arquivos, além do ajuste de parâmetros de corte e simulação do laser. Este material ainda apresenta uma proposta didática aberta, que exemplifica as tarefas dadas aos estudantes no decorrer do projeto de mestrado do autor, descrevendo as etapas de desenvolvimento da proposta, que vão desde a coleta de medidas reais e a planificação de figuras geométricas por meio do site MakerCase até a modelagem digital, permitindo a materialização do projeto por meio do corte a laser. A atividade foi planejada com momentos coletivos e em pequenos grupos, cada qual responsável pela reprodução, em escala reduzida, de um pavilhão distinto da escola, considerando suas especificações arquitetônicas e a escala de redução definida pela turma. O trabalho instiga a aprendizagem colaborativa e criativa, estimula a investigação e a resolução de problemas, ao mesmo tempo em que aproxima os estudantes de práticas de planejamento, otimização de recursos e análise de resultados. A proposta estimula a percepção de conteúdos como proporcionalidade, escalas, trigonometria, geometria plana, geometria espacial e coordenadas cartesianas, além de conceitos relacionados à tecnologia, design e empreendedorismo. Nesse contexto, as intervenções do docente assumem caráter pontual, as quais devem estar voltadas para orientações, revisões e esclarecimento de dúvidas, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e da confiança dos estudantes, bem como a compreensão de seu papel ativo no processo de aprendizagem e a percepção da matemática como algo tangível e onipresente na resolução de problemas reais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.826 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Makerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftware RDWorks.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
Título: dc.titleUMA PROPOSTA PARA O ENSINO EXPLORATÓRIO E INVESTIGATIVO DE MATEMÁTICA COM O USO DO SOFTWARE RDWORKSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmatpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT

Arquivos associados:
Produto-Cristiano.pdfproduto educacional1,83 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1131759/2/Produto-Cristiano.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons