
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Gilmar Angeiski | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Fabrícia Damando dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-14T19:49:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-14T19:49:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PPGSTEM-Matemática_e_Música.zip | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131739 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A Caixa Pedagógica “Matemática: uma visão inovadora para o ensino de frações e a interdisciplinaridade” é um produto educacional voltado ao ensino de Matemática, que propõe uma abordagem criativa e interdisciplinar com áreas como História, Geografia e Arte. O material busca tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo, utilizando a prática musical com a flauta doce como estratégia para o ensino de frações. Compõe-se de quatro livretos didáticos (físicos e digitais), uma flauta doce germânica, um jogo físico e quatro jogos online. Todo o conteúdo foi elaborado com atenção aos detalhes e foco na originalidade. A proposta estimula a criatividade, a criticidade e o aprendizado significativo dos estudantes por meio da integração entre música e matemática. O público-alvo deste produto educacional é composto por alunos e professores de Matemática do 6º Ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 566 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | zip | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Frações Matemáticas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Flauta Doce | pt_BR |
| Título: dc.title | Matemática: uma visão inovadora para o ensino de frações e a interdisciplinaridade | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PPGSTEM-Matemática_e_Música.zip | 580.07 MB | Unknown | /bitstream/capes/1131739/2/PPGSTEM-Matemática_e_Música.zipDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons