A Saúde Mental dos Alunos de Escola Pública do Norte: O impacto das Desigualdades Sociais e as Adversidades Socioemocionais no Desempenho Escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida da Cruz, Renata-
Autor(es): dc.contributor.authorde Souza Oliveira, João Vitor-
Autor(es): dc.contributor.authorMaia França, Jairo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-14T11:50:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-14T11:50:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1503-
identificador: dc.identifier.otherEducação Públicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131732-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo realiza uma análise crítico-conceitual acerca do ciclo de vulnerabilidade que interliga as desigualdades socioeconômicas às adversidades socioemocionais e investiga seus impactos diretos na saúde mental e no desempenho escolar de estudantes da rede pública na Região Norte do Brasil. O objetivo central é compreender como a escola, inserida em um contexto de fragilidade estrutural, pode atuar simultaneamente como espaço de acolhimento e, paradoxalmente, como agente reprodutor de estigmas sociais e emocionais. Adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise temática crítica dos estudos selecionados, buscando estabelecer um diálogo teórico entre diferentes autores. Os resultados evidenciam que a precariedade estrutural da escola pública e as desigualdades intraescolares contribuem para a conversão do fracasso sistêmico em percepção de falha individual, gerando ansiedade, baixa autoestima e sofrimento psíquico. Ademais, constata-se que a reprodução de padrões normativos, especialmente da heteronormatividade, reforça processos de exclusão e estigmatização, afetando de modo particular estudantes pertencentes às dissidências sexuais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent772 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdversidades Socioemocionaispt_BR
Título: dc.titleA Saúde Mental dos Alunos de Escola Pública do Norte: O impacto das Desigualdades Sociais e as Adversidades Socioemocionais no Desempenho Escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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