Didáticas e Formação na Educação Especial: Colaboração entre Docentes da Sala Comum e da Sala de Recursos Multifuncionais a partir de uma Perspectiva Crítica e Libertadora na Infância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAparecida Avelino dos Santos Custódio da Silva, Alessandra-
Autor(es): dc.contributor.authorXavier de Souza, Charles-
Autor(es): dc.contributor.authorDuarte Cardoso, Luzia-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos da Cruz, Vanessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-12T14:31:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-12T14:31:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1491-
identificador: dc.identifier.otherEducação Especialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131727-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo investiga a didática e a formação docente na Educação Especial, com foco na colaboração entre professores da sala comum e da sala de recursos multifuncionais, a partir de uma perspectiva crítica e libertadora, considerando a interseccionalidade na infância. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, analisou de que forma a cooperação entre docentes contribui para práticas pedagógicas inclusivas, articulando saberes distintos, integrando conteúdos curriculares e promovendo a mediação de conflitos. Os resultados revelam que tais estratégias potencializam a aprendizagem, o desenvolvimento socioemocional e a participação ativa das crianças, ao mesmo tempo em que fortalecem o planejamento pedagógico coletivo, a formação continuada dos professores e a reflexão crítica sobre a prática docente. Dessa forma, a colaboração docente se configura como elemento central na construção de práticas educativas transformadoras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent573 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho Colaborativopt_BR
Título: dc.titleDidáticas e Formação na Educação Especial: Colaboração entre Docentes da Sala Comum e da Sala de Recursos Multifuncionais a partir de uma Perspectiva Crítica e Libertadora na Infânciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons