
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Monteiro, Ubirajara Soares | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-09T12:00:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-09T12:00:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MEMÓRIAS SOLIDÁRIAS PARA UM ENSINO ANTIRRACISTA DE HISTÓRIA: MIGRANTES HATIANO(A)S NA CIDADE DE ITAJAÍ/SC | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131675 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Neste estudo, partimos da ideia de continuidade dos mais variados saberes ancestrais manifestados pela vida. Sendo assim, os direitos autorais e a referência maior desta investigação pertencem a todas as experiências e vivências que resistiram e ainda resistem a toda forma de dominação e poder. Esta investigação tem como objetivo propor um ensino antirracista de história por meio das memórias solidárias de migrantes haitiano(a)s na cidade de Itajaí/SC. Nos aspectos metodológicos foram utilizados recursos qualitativos e quantitativos, combinados a uma revisão bibliográfica sustentada na problematização decolonial. Inspirei-me em histórias pretas de sabedoria, expressas em memórias solidárias para desenvolver um ensino antirracista de história. Em certa medida, procurei estabelecer um diálogo com as memórias de 6 migrantes haitiano(a)s estudantes do CEJA Itajaí. Diante disto, entrevistei estes sujeitos de forma equilibrada por gênero, 3 homens e 3 mulheres, com faixa etária entre 17 e 41 anos. As temáticas das entrevistas aconteceram em eixos sobre a vida no Haiti, a migração e a experiência no Brasil. A sua transcrição e problematização foram tratadas por meio de mônadas, conforme proposição da Walter Benjamin na interface com autores decoloniais, antirracistas e do campo do Ensino de História. Ao construí-las a partir dos relatos, visei identificar e destacar as principais questões que o(a)s migrantes haitiano(a)s utilizam para descrever e compreender suas experiências. Como proposição didática foi construído um Espaço Virtual da Migração Haitiana em Itajaí/SC. A proposta em formato de site é um registro da experiência haitiana na cidade, além de recurso didático para o ensino antirracista de história. Para isto, ofereço 4 atividades de ensino antirracista de história para serem desenvolvidas com a utilização do espaço virtual no ambiente escolar. As atividades incluem uma problematização de um episódio real de xenofobia e racismo, bem como a elaboração e apresentação de uma peça teatral, a composição de um poema ou rap bilíngue em crioulo e português, e a produção de um curta-metragem. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória, Migração, Haiti, Pensamento decolonial, Ensino Antirracista de História | pt_BR |
| Título: dc.title | MEMÓRIAS SOLIDÁRIAS PARA UM ENSINO ANTIRRACISTA DE HISTÓRIA: MIGRANTES HATIANO(A)S NA CIDADE DE ITAJAÍ/SC | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UBIRAJARASOARESMONTEIROPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131675/2/UBIRAJARASOARESMONTEIROPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons