MEMÓRIAS SOLIDÁRIAS PARA UM ENSINO ANTIRRACISTA DE HISTÓRIA: MIGRANTES HATIANO(A)S NA CIDADE DE ITAJAÍ/SC

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMonteiro, Ubirajara Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-09T12:00:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-09T12:00:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherMEMÓRIAS SOLIDÁRIAS PARA UM ENSINO ANTIRRACISTA DE HISTÓRIA: MIGRANTES HATIANO(A)S NA CIDADE DE ITAJAÍ/SCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131675-
Resumo: dc.description.abstractNeste estudo, partimos da ideia de continuidade dos mais variados saberes ancestrais manifestados pela vida. Sendo assim, os direitos autorais e a referência maior desta investigação pertencem a todas as experiências e vivências que resistiram e ainda resistem a toda forma de dominação e poder. Esta investigação tem como objetivo propor um ensino antirracista de história por meio das memórias solidárias de migrantes haitiano(a)s na cidade de Itajaí/SC. Nos aspectos metodológicos foram utilizados recursos qualitativos e quantitativos, combinados a uma revisão bibliográfica sustentada na problematização decolonial. Inspirei-me em histórias pretas de sabedoria, expressas em memórias solidárias para desenvolver um ensino antirracista de história. Em certa medida, procurei estabelecer um diálogo com as memórias de 6 migrantes haitiano(a)s estudantes do CEJA Itajaí. Diante disto, entrevistei estes sujeitos de forma equilibrada por gênero, 3 homens e 3 mulheres, com faixa etária entre 17 e 41 anos. As temáticas das entrevistas aconteceram em eixos sobre a vida no Haiti, a migração e a experiência no Brasil. A sua transcrição e problematização foram tratadas por meio de mônadas, conforme proposição da Walter Benjamin na interface com autores decoloniais, antirracistas e do campo do Ensino de História. Ao construí-las a partir dos relatos, visei identificar e destacar as principais questões que o(a)s migrantes haitiano(a)s utilizam para descrever e compreender suas experiências. Como proposição didática foi construído um Espaço Virtual da Migração Haitiana em Itajaí/SC. A proposta em formato de site é um registro da experiência haitiana na cidade, além de recurso didático para o ensino antirracista de história. Para isto, ofereço 4 atividades de ensino antirracista de história para serem desenvolvidas com a utilização do espaço virtual no ambiente escolar. As atividades incluem uma problematização de um episódio real de xenofobia e racismo, bem como a elaboração e apresentação de uma peça teatral, a composição de um poema ou rap bilíngue em crioulo e português, e a produção de um curta-metragem.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória, Migração, Haiti, Pensamento decolonial, Ensino Antirracista de Históriapt_BR
Título: dc.titleMEMÓRIAS SOLIDÁRIAS PARA UM ENSINO ANTIRRACISTA DE HISTÓRIA: MIGRANTES HATIANO(A)S NA CIDADE DE ITAJAÍ/SCpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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