Competências no uso do prontuário eletrônico: percepções e avaliação de estudantes de medicina

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Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christus (Unichristus)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA FILHO, José Célio Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Claudia Maria Costa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-08T11:50:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-08T11:50:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/download/9392/6359/25305-
identificador: dc.identifier.otherCompetências no uso do prontuário eletrônico: percepções e avaliação de estudantes de medicinapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131667-
Resumo: dc.description.abstract"A utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) tem se consolidado na prática clínica, trazendo benefícios como maior segurança, melhor organização das informações e redução de erros. No contexto da formação médica, sua adoção busca preparar futuros profissionais para os desafios da saúde digital, embora apresente entraves relacionados à comunicação médico-paciente e à necessidade de capacitação. Este estudo teve como objetivos avaliar o conhecimento de estudantes de Medicina acerca das competências necessárias ao uso do PEP e desenvolver um manual de boas práticas para subsidiar sua aplicação pedagógica. Trata-se de estudo transversal, quantitativo, realizado entre setembro de 2023 e junho de 2024, por meio da aplicação de questionário elaborado a partir das competências em saúde digital, comunicação, geração e acesso a dados, trabalho multiprofissional e acompanhamento e monitoramento. Participaram 149 discentes do 7º ao 12º semestre, maioria do sexo feminino (65,1%), com idade média de 25,5 anos; apenas 17,4% tiveram treinamento específico no PEP. O uso ocorreu principalmente em atividades ambulatoriais (83,2%), com preferência dos discentes pelo prontuário eletrônico (94,6%), em relação ao físico (Os estudantes reconheceram a necessidade de maior preparo, sobretudo em comunicação (92,7%), e valorizaram a colaboração multiprofissional (98%). Discentes mais velhos e em semestres avançados relataram menor percepção de prejuízos na relação médico-paciente e maior valorização do trabalho em equipe. Conclui-se que, apesar da aceitação do PEP, persistem lacunas na formação, reforçando a importância de estratégias educativas e do manual proposto como instrumento de orientação."pt_BR
Tamanho: dc.format.extent305Kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectrelações médico-pacientept_BR
Palavras-chave: dc.subjectprática integral de cuidados de saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectregistros eletrônicos de saúdept_BR
Título: dc.titleCompetências no uso do prontuário eletrônico: percepções e avaliação de estudantes de medicinapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRODUTO FINALpt_BR
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