Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Salviete, Aline Cerqueira Berçot | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rubinger, Mayura Marques Magalhães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-07T18:40:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-07T18:40:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131653 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Química é uma disciplina difícil para muitos estudantes do ciclo básico, que a consideram demasiadamente abstrata e fora de seu cotidiano. Assim, não conseguem perceber plenamente a utilidade dessa ciência e não se sentem motivados ao seu estudo. A não compreensão dos conteúdos se deve também, em parte, à forma como estes são apresentados pelos professores em sala de aula. Para melhorar o ensino de Química, mudanças e atualizações nas metodologias de trabalho são necessárias e uma alternativa é utilizar temáticas que façam parte da realidade dos alunos. O presente trabalho teve como foco elaborar uma proposta contextualizada e interdisciplinar para professores utilizarem em suas aulas envolvendo a temática dos sentidos paladar e olfato. Para explicar como sentimos os gostos, odores e aromas dos alimentos, podemos utilizar conceitos relacionados às propriedades físico- químicas das moléculas presentes nos alimentos como a solubilidade, volatilidade e interações intermoleculares relacionadas às estruturas químicas que apresentam. Esta abordagem pode apoiar o ensino de Química Orgânica, tanto no que se refere às funções orgânicas, quanto as propriedades das substâncias em geral. As metodologias sugeridas para favorecer e avaliar a aprendizagem incluem atividades experimentais, confecção de cards e gamificação. São metodologias fáceis de serem desenvolvidas, pois não dependem de infraestrutura complexa nas escolas e os materiais são de baixo custo. Acredita-se que essa proposta pode contribuir para a aprendizagem significativa dos alunos por ser interessante e estar presente no cotidiano, como também tem muito a contribuir com o professor em sua prática docente, elaboração de aulas contextualizadas e como inspiração para o uso de outras temáticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 43 paginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química; Contextualização; Interdisciplinaridade; Paladar e olfato; Sequência didática. | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM A TEMÁTICA DOS SENTIDOS: PALADAR E OLFATO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional Aline Berçot Salviete.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131653/2/Produto educacional Aline Berçot Salviete.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons