PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM A TEMÁTICA DOS SENTIDOS: PALADAR E OLFATO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSalviete, Aline Cerqueira Berçot-
Autor(es): dc.contributor.authorRubinger, Mayura Marques Magalhães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-07T18:40:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-07T18:40:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131653-
Resumo: dc.description.abstractA Química é uma disciplina difícil para muitos estudantes do ciclo básico, que a consideram demasiadamente abstrata e fora de seu cotidiano. Assim, não conseguem perceber plenamente a utilidade dessa ciência e não se sentem motivados ao seu estudo. A não compreensão dos conteúdos se deve também, em parte, à forma como estes são apresentados pelos professores em sala de aula. Para melhorar o ensino de Química, mudanças e atualizações nas metodologias de trabalho são necessárias e uma alternativa é utilizar temáticas que façam parte da realidade dos alunos. O presente trabalho teve como foco elaborar uma proposta contextualizada e interdisciplinar para professores utilizarem em suas aulas envolvendo a temática dos sentidos paladar e olfato. Para explicar como sentimos os gostos, odores e aromas dos alimentos, podemos utilizar conceitos relacionados às propriedades físico- químicas das moléculas presentes nos alimentos como a solubilidade, volatilidade e interações intermoleculares relacionadas às estruturas químicas que apresentam. Esta abordagem pode apoiar o ensino de Química Orgânica, tanto no que se refere às funções orgânicas, quanto as propriedades das substâncias em geral. As metodologias sugeridas para favorecer e avaliar a aprendizagem incluem atividades experimentais, confecção de cards e gamificação. São metodologias fáceis de serem desenvolvidas, pois não dependem de infraestrutura complexa nas escolas e os materiais são de baixo custo. Acredita-se que essa proposta pode contribuir para a aprendizagem significativa dos alunos por ser interessante e estar presente no cotidiano, como também tem muito a contribuir com o professor em sua prática docente, elaboração de aulas contextualizadas e como inspiração para o uso de outras temáticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent43 paginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química; Contextualização; Interdisciplinaridade; Paladar e olfato; Sequência didática.pt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM A TEMÁTICA DOS SENTIDOS: PALADAR E OLFATOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons