Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Xavier, Ronaldo Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Davidson Paulo Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Fernanda Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-07T17:34:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-07T17:34:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | O triângulo aritmético e o raciocínio combinatório no ensino fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131651 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Recurso Educacional apresenta uma discussão sobre Matemática Islâmica, especialmente em relação a construção do Triângulo Aritmético na obra de Al Muncin. Além da apresentação do império islâmico há uma proposta de atividades para serem utilizadas com estudantes da Educação Básica que envolvem um contexto cultural islâmico a partir de um problema. A resolução do problema envolve raciocínio combinatório e permite a construção do Triângulo Aritmético e exploração de algumas propriedades deste triângulo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7296 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Combinatória. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Triângulo Aritmético | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática Islâmica | pt_BR |
Título: dc.title | O triângulo aritmético e o raciocínio combinatório no ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons