
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Domingos Bertoni Filho, Haroldo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-08T01:49:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-08T01:49:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1476 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Common Law | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131643 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This paper examines the challenges of transferring legal institutions between the common law and civil law traditions, with a focus on the application of precedent analysis within the Brazilian legal system. It argues that while both traditions utilize elements of Roman law, their distinct historical development and social constructions lead to fundamentally different approaches to legal reasoning. The paper examines the fundamental characteristics of common law, highlighting the doctrine of stare decisis and the practice of distinguishing, while contrasting these with the civil law tradition's emphasis on codified law and the persuasive, rather than binding, nature of precedent. The increasing trend of "staturification" in common law systems and the limitations of applying stare decisis in civil law contexts are discussed. Ultimately, the paper concludes that the complexities of each system, rooted in unique societal experiences, necessitate careful consideration of these differences when attempting institutional exchange, highlighting the potential risks of disregarding these fundamental distinctions. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 287 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Common Law | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Civil Law | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Stare Decisis | pt_BR |
| Título: dc.title | Precedents and Statutory Law: A Critique of the Brazilian Legal System | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons