UM ESTUDO SOBRE A ABSTRAÇÃO APLICADO AO ENSINO DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta com problemas e sequências.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSelbach, Cássio Volpato-
Autor(es): dc.contributor.authorGoldmeier, Gabriel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-07T12:36:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-07T12:36:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-27-
identificador: dc.identifier.otherRecursoEducacionalCassiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131625-
Resumo: dc.description.abstractEste recurso educacional apresenta uma proposta pedagógica para o ensino da álgebra no sétimo ano do Ensino Fundamental, fundamentada no desenvolvimento gradual da capacidade de abstração dos estudantes. A proposta reconhece que a transição da aritmética concreta para o pensamento algébrico abstrato representa um obstáculo significativo para muitos alunos, e por isso estrutura uma sequência de cinco aulas que privilegia a construção progressiva e significativa do conhecimento algébrico. A metodologia adotada baseia-se na resolução de problemas e em metodologias ativas de aprendizagem, colocando o estudante como protagonista de seu processo de aprendizagem. As atividades foram cuidadosamente selecionadas para desenvolver três aspectos fundamentais do pensamento algébrico: a aritmética generalizada, o pensamento funcional e a modelação matemática. O trabalho está alinhado às competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), particularmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, à capacidade de investigação e à produção de argumentos convincentes. A sequência didática inicia com problemas que exploram relações e propriedades dos números inteiros, utilizando criptaritmética e situações-problema que incentivam os alunos a perceberem padrões numéricos. Na segunda aula, o foco se desloca para a compreensão da igualdade como expressão de uma relação entre quantidades, superando a concepção limitada do sinal de igual como mero indicador de resultado. A terceira aula trabalha com sequências geométricas, desenvolvendo a capacidade de generalização. A quarta aula apresenta o método de Gauss para soma de progressões aritméticas, culminando no desenvolvimento de fórmulas gerais. Por fim, a quinta aula propõe uma avaliação formativa que permite verificar quais conceitos e habilidades algébricos foram efetivamente desenvolvidos pelos estudantes durante o processo. O diferencial desta proposta está em sua abordagem progressiva, que não visa ao treinamento mecânico da manipulação algébrica ou à resolução de equações de primeiro grau, mas sim à abertura da possibilidade mental para que o conhecimento algébrico possa ser desenvolvido de forma significativa. Os problemas favorecem o trabalho cooperativo em grupos e a reflexão sobre os procedimentos utilizados, permitindo que os alunos vivenciem o processo de abstração de maneira natural e contextualizada. Neste material, os problemas são apresentados duas vezes. Primeiramente com as respectivas soluções e comentários. Posteriormente, os problemas são apresentados sem soluções ou comentários, prontos para a impressão e aplicação em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.423 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectálgebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgeneralizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectabstraçãopt_BR
Título: dc.titleUM ESTUDO SOBRE A ABSTRAÇÃO APLICADO AO ENSINO DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta com problemas e sequências.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMATpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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