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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Selbach, Cássio Volpato | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Goldmeier, Gabriel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-07T12:36:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-07T12:36:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | RecursoEducacionalCassio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131625 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este recurso educacional apresenta uma proposta pedagógica para o ensino da álgebra no sétimo ano do Ensino Fundamental, fundamentada no desenvolvimento gradual da capacidade de abstração dos estudantes. A proposta reconhece que a transição da aritmética concreta para o pensamento algébrico abstrato representa um obstáculo significativo para muitos alunos, e por isso estrutura uma sequência de cinco aulas que privilegia a construção progressiva e significativa do conhecimento algébrico. A metodologia adotada baseia-se na resolução de problemas e em metodologias ativas de aprendizagem, colocando o estudante como protagonista de seu processo de aprendizagem. As atividades foram cuidadosamente selecionadas para desenvolver três aspectos fundamentais do pensamento algébrico: a aritmética generalizada, o pensamento funcional e a modelação matemática. O trabalho está alinhado às competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), particularmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, à capacidade de investigação e à produção de argumentos convincentes. A sequência didática inicia com problemas que exploram relações e propriedades dos números inteiros, utilizando criptaritmética e situações-problema que incentivam os alunos a perceberem padrões numéricos. Na segunda aula, o foco se desloca para a compreensão da igualdade como expressão de uma relação entre quantidades, superando a concepção limitada do sinal de igual como mero indicador de resultado. A terceira aula trabalha com sequências geométricas, desenvolvendo a capacidade de generalização. A quarta aula apresenta o método de Gauss para soma de progressões aritméticas, culminando no desenvolvimento de fórmulas gerais. Por fim, a quinta aula propõe uma avaliação formativa que permite verificar quais conceitos e habilidades algébricos foram efetivamente desenvolvidos pelos estudantes durante o processo. O diferencial desta proposta está em sua abordagem progressiva, que não visa ao treinamento mecânico da manipulação algébrica ou à resolução de equações de primeiro grau, mas sim à abertura da possibilidade mental para que o conhecimento algébrico possa ser desenvolvido de forma significativa. Os problemas favorecem o trabalho cooperativo em grupos e a reflexão sobre os procedimentos utilizados, permitindo que os alunos vivenciem o processo de abstração de maneira natural e contextualizada. Neste material, os problemas são apresentados duas vezes. Primeiramente com as respectivas soluções e comentários. Posteriormente, os problemas são apresentados sem soluções ou comentários, prontos para a impressão e aplicação em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.423 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | álgebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | generalização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | abstração | pt_BR |
Título: dc.title | UM ESTUDO SOBRE A ABSTRAÇÃO APLICADO AO ENSINO DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta com problemas e sequências. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
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RecursoEducacionalCassio.pdf | Recurso educacional | 1,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131625/2/RecursoEducacionalCassio.pdfDownload |
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