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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gerhardt, Denise Krauspenhar | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Castaman, Ana Sara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-06T15:53:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-06T15:53:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Procedimento Operacional Padrão (POP) - Como organizar o trabalho por projetos na Educação Profissional e Tecnológica usando o Project Model Canvas | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131613 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este “Procedimento Operacional Padrão (POP): Como organizar o trabalho por projetos na Educação Profissional e Tecnológica usando o Projetc Model Canvas” é um produto educacional desenvolvido a partir da pesquisa “TRABALHO POR PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: contribuições para minimizar os efeitos do Neuromarketing das mídias sociais no estímulo ao consumismo”, conduzida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), por meio da Instituição Associada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. O estudo se vincula à linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos, integrando o Macroprojeto 5 organização do currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Considerou-se o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas como lócus da pesquisa e o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio como objeto de estudo. Quanto ao objetivo geral, buscou analisar os efeitos do Neuromarketing das mídias sociais sobre os estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), com a finalidade de propor um PE voltado à organização do trabalho por projetos, como forma de contribuir para a prevenção de comportamentos de consumismo. A partir dos dados produzidos, foi elaborado este PE com a intenção de organizar os saberes em um material escrito, de livre acesso aos docentes e coordenadores de cursos, dentro da tipologia de Manual/Protocolo e estruturado como um documento em formato de Procedimento Operacional Padrão (POP), que oferece orientações complementadas com exemplos da pesquisa – sobre como utilizar um modelo de Project Model Canvas (PM Canvas) adaptado ao contexto educacional para sistematizar o trabalho por projetos, por meio de um processo colaborativo, rápido, fácil e objetivo. Ressalta-se que, a despeito do nome trazer às palavras “procedimento”, “operacional” e “padrão”, o objetivo deste POP não é determinar previamente o conteúdo a ser ministrado, pois isso descaracterizaria a natureza investigativa do trabalho por projetos, além de contrariar as premissas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O propósito que se almeja é disponibilizar à equipe docente um modelo cujos passos estejam organizados de modo a facilitar a reflexão sobre como planejar nos espaços educativos o trabalho por projetos, não apenas como forma de abordar o tema em pauta no contexto do EMIEP em cursos de Administração, mas de qualquer outro relevante nas diferentes modalidades da EPT, tanto no currículo formal, como na pesquisa e na extensão. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,13MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Texto | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Ensino profissional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino integrado. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Neuromarketing | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia social | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Consumo (Economia) | pt_BR |
| Título: dc.title | Procedimento Operacional Padrão (POP) - Como organizar o trabalho por projetos na Educação Profissional e Tecnológica usando o Project Model Canvas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| POP_IFRS_PMCanvas_VF_FC.pdf | 3.21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131613/2/POP_IFRS_PMCanvas_VF_FC.pdfDownload |
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