
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PIMENTEL, MARCOS ROCHA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ANDRÉ LUIZ DA SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-05T01:29:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-05T01:29:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-04 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Marcos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131592 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este material foi elaborado a partir dos resultados da dissertação de mestrado intitulada Análise do Programa de Assistência Estudantil no IFMS - Campus Dourados: uma abordagem no contexto do ciclo de política. Seu principal objetivo é divulgar e orientar os estudantes sobre o Programa de Assistência Estudantil (PAES) do IFMS, facilitando o acesso às informações e auxiliando no entendimento dos auxílios ofertados pela instituição. A Assistência Estudantil do IFMS tem como finalidade democratizar as condições de acesso, permanência e êxito dos estudantes, em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Esperamos que esta cartilha possa contribuir para ampliar a compreensão sobre os auxílios disponíveis e incentivar a participação dos estudantes no programa. Acreditamos que, para usufruírem plenamente de seus direitos, é fundamental que os estudantes tenham acesso à informação, possibilitando condições de permanência e êxito acadêmico e promovendo, assim, a inclusão social por meio da educação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,64 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Assistência Estudantil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | IFMS | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | PAES | pt_BR |
| Título: dc.title | ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFMS: COMO FUNCIONA O PAES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientada | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ProdutoEducacional_MarcosRochaPimentel.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131592/1/ProdutoEducacional_MarcosRochaPimentel.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: