Estratégias de Intervenção com Estudantes com TDAH no Ensino Superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira Praseres Júnior, Jaime-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-03T15:19:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-03T15:19:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1455-
identificador: dc.identifier.otherEstudantes com TDAH no Ensino Superiorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131562-
Resumo: dc.description.abstractO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) constitui um desafio significativo no ensino superior, uma vez que impacta diretamente o desempenho acadêmico e as relações interpessoais dos estudantes. Este artigo apresenta um estudo de múltiplos casos, com o objetivo de analisar perfis distintos de estudantes universitários diagnosticados com TDAH e propor estratégias de intervenção pedagógica que contribuam para sua permanência e sucesso acadêmico. Foram estudados três casos: um estudante com perfil desatento, uma estudante com perfil hiperativo-impulsivo e outro com perfil combinado. A análise dos desafios enfrentados por cada perfil permitiu a proposição de estratégias diferenciadas que valorizam a personalização do processo de ensino e aprendizagem, bem como o papel fundamental dos docentes na criação de ambientes inclusivos. Conclui-se que a adoção de práticas adaptadas, associadas ao suporte institucional, pode transformar a experiência universitária de estudantes com TDAH.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent269 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes com TDAHpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias Pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleEstratégias de Intervenção com Estudantes com TDAH no Ensino Superiorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons