Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira Praseres Júnior, Jaime | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-03T15:19:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-03T15:19:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1455 | - |
identificador: dc.identifier.other | Estudantes com TDAH no Ensino Superior | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131562 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) constitui um desafio significativo no ensino superior, uma vez que impacta diretamente o desempenho acadêmico e as relações interpessoais dos estudantes. Este artigo apresenta um estudo de múltiplos casos, com o objetivo de analisar perfis distintos de estudantes universitários diagnosticados com TDAH e propor estratégias de intervenção pedagógica que contribuam para sua permanência e sucesso acadêmico. Foram estudados três casos: um estudante com perfil desatento, uma estudante com perfil hiperativo-impulsivo e outro com perfil combinado. A análise dos desafios enfrentados por cada perfil permitiu a proposição de estratégias diferenciadas que valorizam a personalização do processo de ensino e aprendizagem, bem como o papel fundamental dos docentes na criação de ambientes inclusivos. Conclui-se que a adoção de práticas adaptadas, associadas ao suporte institucional, pode transformar a experiência universitária de estudantes com TDAH. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 269 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes com TDAH | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias Pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | Estratégias de Intervenção com Estudantes com TDAH no Ensino Superior | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons