
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Revista Observatório Científico ISSN 2676-0487 | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ó, Celso Francisco do | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-02T17:59:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-02T17:59:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-02 | - |
| identificador: dc.identifier.other | avaliação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131550 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O artigo busca analisar a transformação da avaliação educacional brasileira, focando na educação básica e quais políticas públicas estão relacionadas. O objetivo deste trabalho é debater os instrumentos de avaliação em larga escala, especialmente o SAEB e o IDEB, observando as influências na gestão educacional e elaboração de políticas. A metodologia adotada é teórica, estruturada em revisão bibliográfica. A pesquisa identificou quatro gerações da avaliação educacional, destacando os impactos das reformas neoliberais na estrutura dos sistemas avaliativos. A análise realizada revela que, embora os indicadores ajudem nos diagnósticos educacionais, existem distorções causadas pela excessividade de métricas quantitativas e práticas de accountability punitivo. Consideramos a necessidade de repensar a funcionalidade da avaliação, que valorize práticas formativas contextualizadas, direcionadas à promoção da equidade e qualidade na educação pública. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 858MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Texto | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | https://doi.org/10.5281/zenodo.17253048 | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas Educacionais. Avaliação externa. Indicadores de avaliação. | pt_BR |
| Título: dc.title | Avaliação educacional: Instrumento de reflexão sobre a realidade da educação básica no Brasil | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Avaliação educacional.pdf | 337.47 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131550/2/Avaliação educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons