
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFF | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rúbia Mara Furriel Pinheiro Peixoto | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ronaldo Adriano de Freitas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-01T01:36:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-01T01:36:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Rubia Furriel | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131515 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Caderno apresenta uma Sequência Didática que propõe uma intervenção pedagógica voltada à melhoria do ensino da produção textual mediante o uso de Inteligência Artificial (IA). A iniciativa, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET/IFF), buscou despertar nos alunos o interesse pela escrita a partir de atividades de estudo sobre Gêneros Textuais, do uso do ChatGPT na revisão de redações e da criação de um blog educacional. As práticas descritas foram realizadas no Colégio Estadual Dom Otaviano de Albuquerque, em Ururaí, distrito de Campos dos Goytacazes/RJ, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, entre setembro e novembro de 2024. Diante do rápido avanço da Inteligência Artificial e de seus efeitos nas relações de trabalho, pesquisa e ensino, o projeto evidencia que a utilização de uma Ferramenta Generativa de Textos como o ChatGPT possibilita o acesso a conhecimentos desigualmente distribuídos e abre espaço para a discussão, em contexto escolar, sobre o impacto dessa tecnologia nas práticas de produção textual. Destinado a professores de Língua Portuguesa e áreas afins, o material busca contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem e incentivar reflexões sobre o uso responsável de tais recursos tecnológicos. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Produçao Textual | pt_BR |
| Título: dc.title | PRODUÇÃO TEXTUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Caderno Pedagógico | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MPET | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto educacinal Rubia Furiel.pdf | 10.4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131515/2/Produto educacinal Rubia Furiel.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons