
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Aquino de Andrade, Silvana | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-30T23:02:17Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-30T23:02:17Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-30 | - | 
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1446 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | Práticas Inclusivas na Educação Física | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131509 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | O envelhecimento populacional e o crescente reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência têm colocado em destaque a necessidade de práticas inclusivas na Educação Física. Nesse contexto, o treinamento de força emerge como ferramenta fundamental para a promoção da saúde, autonomia funcional e qualidade de vida de idosos e indivíduos com necessidades especiais. O presente artigo tem como objetivo analisar, sob uma perspectiva científica e aplicada, a contribuição do personal trainer na elaboração de programas resistidos adaptados a diferentes condições, como osteoporose, sarcopenia, deficiências motoras e intelectuais. Para tanto, são discutidos os efeitos fisiológicos do treinamento de força no envelhecimento, as adaptações necessárias em protocolos de exercícios para populações especiais, o papel do profissional como agente de inclusão e saúde pública e os benefícios físicos, cognitivos e sociais observados. A análise articula dados de pesquisas internacionais e nacionais, apontando caminhos para uma prática profissional fundamentada em evidências e sensível à diversidade. | pt_BR | 
| Tamanho: dc.format.extent | 594 KB | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * | 
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * | 
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com Deficiência | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Idosos | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas Inclusivas | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR | 
| Título: dc.title | Treinamento de Força e Inclusão: Estratégias do Personal Trainer para a Saúde de Idosos e Pessoas com Necessidades Especiais | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
        Licença Creative Commons