
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIPAMPA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BASTOS, AMÉLIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-30T14:29:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-30T14:29:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://sites.unipampa.edu.br/nei/files/2025/09/volume-15-tecnologias-para-inclusao-1.pdf | - |
| identificador: dc.identifier.other | TECNOLOGIAS PARA A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131494 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Discutiremos neste caderno a temática da produção de recursos didáticos mediadores do conhecimento científico para estudantes com deficiência. O tema vem sendo nosso objeto de estudo no Núcleo de Estudos em Inclusão – NEI¹, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé-RS, o qual convidamos o leitor a conhecer através do site do NEI. Os recursos produzidos pelo NEI têm como balizas a psicologia histórico-cultural, o desenho universal e o desenho universal para a aprendizagem, bem como a legislação sobre a pessoa com deficiência, que traz em seu bojo conceitos e direitos relacionados à acessibilidade, às barreiras, à tecnologia assistiva e às adequações razoáveis. De igual modo, são balizas os conhecimentos do campo da educação especial. Todo o material produzido tem como principal interlocutor a pessoa com deficiência. Os recursos desenvolvidos pelo NEI buscam remover as barreiras que impedem o acesso da pessoa com deficiência ao conhecimento escolar. Nesse sentido, o NEI assume uma concepção social de deficiência, entendendo que a condição orgânica é individual, mas as barreiras que impedem sua plena participação são sociais. A cegueira, por exemplo, é uma condição individual, mas a falta de livros acessíveis em braille e com audiodescrição é uma barreira social. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | inclusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | acessibilidade | pt_BR |
| Título: dc.title | TECNOLOGIAS PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons