ENTRELAÇANDO HISTÓRIAS: EXPLORANDO A CULTURA INDÍGENA NA ESCOLA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUERJ - CAp/UERJ-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Gisele Veríssimo da-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Lincoln Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-30T14:18:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-30T14:18:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherResumo_Endereco_curso_Produto-Gisele Veríssimo.PDF-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131492-
Resumo: dc.description.abstractO curso de extensão “Entrelaçando Histórias: explorando a cultura indígena na escola”, foi desenvolvido como produto educacional ligado à dissertação intitulada “Para além do dia 19 de abril: Ensino de História e Culturas Indígenas na Educação Básica”. Oferecido gratuitamente em parceria com a Fundação Cecierj, com carga horária de 30 horas e duração de 12 semanas, o curso teve como foco a formação continuada de docentes da Educação Básica de todas as áreas do conhecimento, promovendo reflexões críticas e práticas pedagógicas decoloniais sobre os povos indígenas no contexto escolar. O principal objetivo do curso foi ampliar o repertório teórico e metodológico dos professores para que pudessem abordar a temática indígena de forma crítica e contextualizada, conforme determina a Lei 11.645/2008 (Brasil, 2008). Ao término do curso, foi produzido um e-book, que se caracteriza como um artefato atrelado à formação, e inclui, além dos conteúdos ministrados e atividades propostas, comentários dos cursistas acerca da formação com a intenção de democratizar o acesso à discussão, possibilitando sua consulta posterior e replicação por outros educadores. A permanência de estereótipos e lacunas na abordagem da temática indígena na escola evidencia a necessidade urgente de materiais formativos que possibilitem práticas educativas alinhadas à diversidade cultural e histórica dos povos originários e, nesse sentido, o curso e o e-book respondem a esse desafio com propostas interdisciplinares, acessíveis e fundamentadas na escuta e na valorização de vozes indígenas. Este PE e seu artefato estão vinculados à área de concentração “Cotidiano e Currículo na Educação Básica” e inserido na linha de pesquisa “Metodologias e Tecnologias do Ensino e Processos Formativos” do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica (PPGEB/CAp-UERJ). Eles se alinham aos objetivos do Programa ao estimularem a produção de conhecimento a partir das práticas escolares e proporem soluções concretas para os desafios da educação contemporânea em prol da inclusão da temática indígena. Endereço eletrônico do PE: Google Classroom https://classroom.google.com/c/Nzg5NjIzMTk5OTU3?cjc=wohg3hnf-
Tamanho: dc.format.extent232 Kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade e Povos indígenas-
Palavras-chave: dc.subjectLei 11.645/2008-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica-
Palavras-chave: dc.subjectExtensão e Cultura-
Título: dc.titleENTRELAÇANDO HISTÓRIAS: EXPLORANDO A CULTURA INDÍGENA NA ESCOLA.-
Tipo de arquivo: dc.typecurso-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDEFESA DE DISSERTAÇÃO E PRODUTO EDUCACIONAL-
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons