Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UERJ - CAp/UERJ | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Gisele Veríssimo da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Lincoln Tavares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-30T14:18:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-30T14:18:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | Resumo_Endereco_curso_Produto-Gisele Veríssimo.PDF | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131492 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O curso de extensão “Entrelaçando Histórias: explorando a cultura indígena na escola”, foi desenvolvido como produto educacional ligado à dissertação intitulada “Para além do dia 19 de abril: Ensino de História e Culturas Indígenas na Educação Básica”. Oferecido gratuitamente em parceria com a Fundação Cecierj, com carga horária de 30 horas e duração de 12 semanas, o curso teve como foco a formação continuada de docentes da Educação Básica de todas as áreas do conhecimento, promovendo reflexões críticas e práticas pedagógicas decoloniais sobre os povos indígenas no contexto escolar. O principal objetivo do curso foi ampliar o repertório teórico e metodológico dos professores para que pudessem abordar a temática indígena de forma crítica e contextualizada, conforme determina a Lei 11.645/2008 (Brasil, 2008). Ao término do curso, foi produzido um e-book, que se caracteriza como um artefato atrelado à formação, e inclui, além dos conteúdos ministrados e atividades propostas, comentários dos cursistas acerca da formação com a intenção de democratizar o acesso à discussão, possibilitando sua consulta posterior e replicação por outros educadores. A permanência de estereótipos e lacunas na abordagem da temática indígena na escola evidencia a necessidade urgente de materiais formativos que possibilitem práticas educativas alinhadas à diversidade cultural e histórica dos povos originários e, nesse sentido, o curso e o e-book respondem a esse desafio com propostas interdisciplinares, acessíveis e fundamentadas na escuta e na valorização de vozes indígenas. Este PE e seu artefato estão vinculados à área de concentração “Cotidiano e Currículo na Educação Básica” e inserido na linha de pesquisa “Metodologias e Tecnologias do Ensino e Processos Formativos” do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica (PPGEB/CAp-UERJ). Eles se alinham aos objetivos do Programa ao estimularem a produção de conhecimento a partir das práticas escolares e proporem soluções concretas para os desafios da educação contemporânea em prol da inclusão da temática indígena. Endereço eletrônico do PE: Google Classroom https://classroom.google.com/c/Nzg5NjIzMTk5OTU3?cjc=wohg3hnf | - |
Tamanho: dc.format.extent | 232 Kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade e Povos indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 11.645/2008 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão e Cultura | - |
Título: dc.title | ENTRELAÇANDO HISTÓRIAS: EXPLORANDO A CULTURA INDÍGENA NA ESCOLA. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | - |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DEFESA DE DISSERTAÇÃO E PRODUTO EDUCACIONAL | - |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Resumo_Endereco_curso_Produto-Gisele Veríssimo.PDF.pdf | 231,9 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131492/2/Resumo_Endereco_curso_Produto-Gisele Veríssimo.PDF.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons