
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Matos, Greisilainy Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Helma Thayse Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Jássya Pereira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bispo, Emanuella Pinheiro de Farias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-29T13:29:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-29T13:29:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-29 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MÚLTIPLOS MEIOS DE ENGAJAMENTO - ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA PROMOVER MOTIVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131468 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção fundamentada no terceiro princípio do Desenho Universal para a Aprendizagem - DUA, que propõe múltiplos meios de engajamento como estratégia para promover motivação e participação no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo foi sugerir uma estratégia de intervenção pautada no terceiro princípio do DUA. Para isso, elaborou-se um mapa mental que organiza três etapas centrais (reconhecimento das emoções, expressão/ação e regulação emocional) articulando atividades interdisciplinares e formação docente. Espera-se que a implementação favoreça maior consciência socioemocional, amplie a participação ativa dos alunos, reduza barreiras afetivas e fortaleça a autonomia, contribuindo para avanços acadêmicos e para o desenvolvimento integral dos estudantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 255 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem; inteligência emocional; inclusão escolar; motivação; engajamento. | pt_BR |
| Título: dc.title | MÚLTIPLOS MEIOS DE ENGAJAMENTO: ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA PROMOVER MOTIVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Especial | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Desenvolvimento e Validação de Produtos Aplicados à Educação Especial | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons