ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSIDERANDO O PRINCÍPIO DE AÇÃO E EXPRESSÃO DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas UNCISALpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBispo, Emanuella Pinheiro de Farias-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Janaína dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorBerto, Mirian Rachel de Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Natália Bruna da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-29T13:29:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-29T13:29:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-29-
identificador: dc.identifier.otherDUA.NA.EJA.ACAO.E.EXPRESSAOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131467-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: O Desenho Universal para a Aprendizagem é uma abordagem inclusiva que visa a eliminação de barreiras buscando um ensino para todos. Entre os princípios do DUA, o princípio de ação e expressão reconhece que os estudantes aprendem e expressam seus conhecimentos de diferentes maneiras propondo múltiplas formas de ação e expressão. A utilização dessa abordagem na Educação de Jovens e Adultos é relevante, pois essa modalidade reconhece a diversidade dos sujeitos na Educação ao longo da vida. Objetivo: Elaborar um material educativo com estratégias de ensino de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos fundamentadas no princípio de Ação e Expressão do Desenho Universal para Aprendizagem, a fim de favorecer práticas pedagógicas inclusivas e acessíveis. Resultados esperados: Favorecer a diversificação das práticas pedagógicas, possibilitando que os estudantes expressem seus conhecimentos matemáticos de diferentes formas. Oferecer aos professores um recurso prático e acessível, que auxilie na organização de aulas inclusivas e contextualizadas, ampliando a participação ativa e o engajamento dos educandos, fortalecendo sua autonomia no processo de aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent430KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal para Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Título: dc.titleESTRATÉGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSIDERANDO O PRINCÍPIO DE AÇÃO E EXPRESSÃO DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação Profissional em Educação Especialpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDesenvolvimento e validação de produtos aplicados à Educação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons