Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Jordana Lima de Moraes de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Márcio André Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Hartmann, Ângela Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-29T20:45:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-29T20:45:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Volume 6 - Invenção de Mundos_Inclusao_Lima | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131465 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta produção educacional desliza de um processo de pesquisa-intervenção descrito no trabalho de mestrado de Lima (2021), intitulado Agenciamentos coletivos-inclusivos no Ensino Fundamental: cartografia de uma experiência de invenção de mundos no Ensino de Ciências. As pistas descritas nesta produção resultam das estratégias vivenciadas pela pesquisadora implicada nas atividades pedagógicas realizadas em uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa mostrou que a metodologia de Invenção de Mundos, pela sua natureza flexível e dinâmica, oportuniza ações que promovem práticas coletivas e inclusivas no cenário diverso de uma sala de aula. O desafio dos professores é o de experimentar, na sua prática pedagógica, novas formas de agenciar coletivos e diversidades individuais na interface com a criatividade e a imaginação. A metodologia de Invenção de Mundos, que, utilizando-se de estratégias acolhedoras das diversidades pessoais, instiga os estudantes, em especial aqueles que apresentam alguma deficiência, a envolver-se nos processos de aprendizagem (LIMA, 2021). Nesta produção educacional, apresentamos brevemente a metodologia de Invenção de Mundos. Na sequência, apresentamos um conjunto de pistas para os docentes interessados em experimentar a metodologia, tanto para qualificar sua prática pedagógica como para iniciar-se na pesquisa dessa prática. As pistas que apresentamos a seguir são: pista da narrativa, pista do personagem- interventor, pista do diário de bordo, pista do professor cartógrafo, pista da pesquisa, pista da cooperação, pista da transdisciplinaridade e pista da inclusão. No mapa de navegação, o leitor tem acesso a uma legenda que visa otimizar sua leitura e que foi pensada a partir das concepções teóricas e de atravessamentos com a dissertação que originou a presente produção educacional. A legenda é descritiva e visual, pois traz cores que, ao longo do texto, corroboram com a parte teórica. O item em amarelo, “Articulações teóricas”, traz referência a dissertações apontadas em estudos relacionados durante o trabalho de pesquisa-intervenção. No item em azul, as “inspirações teóricas” trazem contribuições de teóricos e epistemólogos que fundamentam as concepções teóricas apontadas neste e-book. No item em lilás, “reflexões e provocações”, são trazidos excertos que inspiram o leitor a buscar mais sobre a temática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 802 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Invenção de Mundos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Título: dc.title | Invenção de Mundos: Pistas para práticas inclusivas na escola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Volume 6 - Invenção de Mundos_Inclusao_Lima.pdf | 801.2 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131465/2/Volume 6 - Invenção de Mundos_Inclusao_Lima.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons