Invenção de Mundos: Pistas para práticas inclusivas na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pampapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Jordana Lima de Moraes de-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Márcio André Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorHartmann, Ângela Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-29T20:45:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-29T20:45:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
identificador: dc.identifier.otherVolume 6 - Invenção de Mundos_Inclusao_Limapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131465-
Resumo: dc.description.abstractEsta produção educacional desliza de um processo de pesquisa-intervenção descrito no trabalho de mestrado de Lima (2021), intitulado Agenciamentos coletivos-inclusivos no Ensino Fundamental: cartografia de uma experiência de invenção de mundos no Ensino de Ciências. As pistas descritas nesta produção resultam das estratégias vivenciadas pela pesquisadora implicada nas atividades pedagógicas realizadas em uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa mostrou que a metodologia de Invenção de Mundos, pela sua natureza flexível e dinâmica, oportuniza ações que promovem práticas coletivas e inclusivas no cenário diverso de uma sala de aula. O desafio dos professores é o de experimentar, na sua prática pedagógica, novas formas de agenciar coletivos e diversidades individuais na interface com a criatividade e a imaginação. A metodologia de Invenção de Mundos, que, utilizando-se de estratégias acolhedoras das diversidades pessoais, instiga os estudantes, em especial aqueles que apresentam alguma deficiência, a envolver-se nos processos de aprendizagem (LIMA, 2021). Nesta produção educacional, apresentamos brevemente a metodologia de Invenção de Mundos. Na sequência, apresentamos um conjunto de pistas para os docentes interessados em experimentar a metodologia, tanto para qualificar sua prática pedagógica como para iniciar-se na pesquisa dessa prática. As pistas que apresentamos a seguir são: pista da narrativa, pista do personagem- interventor, pista do diário de bordo, pista do professor cartógrafo, pista da pesquisa, pista da cooperação, pista da transdisciplinaridade e pista da inclusão. No mapa de navegação, o leitor tem acesso a uma legenda que visa otimizar sua leitura e que foi pensada a partir das concepções teóricas e de atravessamentos com a dissertação que originou a presente produção educacional. A legenda é descritiva e visual, pois traz cores que, ao longo do texto, corroboram com a parte teórica. O item em amarelo, “Articulações teóricas”, traz referência a dissertações apontadas em estudos relacionados durante o trabalho de pesquisa-intervenção. No item em azul, as “inspirações teóricas” trazem contribuições de teóricos e epistemólogos que fundamentam as concepções teóricas apontadas neste e-book. No item em lilás, “reflexões e provocações”, são trazidos excertos que inspiram o leitor a buscar mais sobre a temática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent802 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInvenção de Mundospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Título: dc.titleInvenção de Mundos: Pistas para práticas inclusivas na escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons