
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Boroni da Mata, Maria Regina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-29T20:21:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-29T20:21:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1442 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Fracasso Escolar | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131464 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O fracasso escolar é um tema de grande relevância no campo da educação, caracterizado por uma série de fatores interligados que afetam negativamente o desempenho acadêmico dos alunos. Este trabalho científico é um estudo de caso realizado na Escola Estadual Maria Barbosa Leite no município de Ibiracatu – MG, no qual explora as principais causas do fracasso escolar, incluindo desigualdades socioeconômicas, dificuldades de aprendizagem, desengajamento e a importância da gestão educacional na formulação e implementação de estratégias eficazes para enfrentar esses desafios. Assim, objetivou-se com esse trabalho analisar a relação existente entre a gestão educacional de ensino e as possíveis causas do fracasso escolar. A pesquisa é qualitativa com abordagem de revisão de literatura e pesquisa documental, bem como pesquisa de campo realizada por meio da aplicação de formulário Google Forms aos docentes e descritiva dos fatos. Os resultados indicaram que uma gestão democrática, bem como a adoção de políticas inclusivas, a adequada alocação de recursos, a formação contínua de professores e a criação de um ambiente escolar acolhedor são medidas essenciais para reduzir o fracasso escolar e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 634 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Fracasso Escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Causas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
| Título: dc.title | O Fracasso Escolar e a Gestão Educacional: Um Estudo de Caso no Município de Ibiracatu– MG | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons