Interdisciplinaridade Entre História e Geografia: A Importância das Lendas Regionais na Construção da Identidade Cultural em Minas Gerais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGeraldo Rocha Caldeira, Claudio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-29T20:15:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-29T20:15:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1440-
identificador: dc.identifier.otherFormação Cultural: Aspectos Históricos e Geográficospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131463-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo investiga a integração das lendas regionais no currículo do 6º ano do Ensino Fundamental, com foco na interdisciplinaridade entre História e Geografia. A pesquisa foi realizada em uma escola pública em Curvelo, Minas Gerais, envolvendo 26 alunos. O objetivo principal foi explorar a importância das lendas, como a Pisadeira, a Mãe-do-Ouro e o Chico-Rei, na formação da identidade cultural dos alunos e analisar como essas narrativas influenciam a compreensão dos aspectos históricos e geográficos da região. A metodologia adotada incluiu discussões em sala de aula, atividades práticas e a avaliação das preferências dos alunos em relação a personagens folclóricos. A coleta de dados foi realizada por meio de rodas de conversa, observações diretas e produções artísticas. Os resultados indicaram que a inclusão das lendas no currículo escolar não apenas aumentou o conhecimento dos alunos sobre sua cultura, mas também promoveu um maior sentimento de pertencimento e orgulho cultural. A pesquisa destacou a relevância das narrativas folclóricas como ferramentas pedagógicas eficazes, contribuindo para a preservação da memória coletiva e a valorização das tradições locais. Além disso, a abordagem interdisciplinar entre História e Geografia mostrou-se eficaz na contextualização das narrativas culturais, fortalecendo a identidade cultural dos alunos. As limitações do estudo foram reconhecidas, sugerindo a necessidade de investigações futuras em contextos educativos mais amplos e diversificados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent836 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAspectos Históricos e Geográficospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLendas Regionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade Culturalpt_BR
Título: dc.titleInterdisciplinaridade Entre História e Geografia: A Importância das Lendas Regionais na Construção da Identidade Cultural em Minas Geraispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons