
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias de Santa Catarina - IFSC - Campus Florianópolis-Continente | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PAIM, Tatiana Barbosa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | VALER, Salete | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BORBA, Laura Campos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-29T18:44:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-29T18:44:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-29 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ¿Qué tal aprender español cocinando? | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131460 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional, Sequência didática com Plano de aula, ¿Qué tal aprender español cocinando? faz parte da pesquisa-ação denominada Práticas pedagógicas de língua espanhola mediadas pelo gênero discursivo/textual Receita culinária como Trabalho de Conclusão de Curso realizada no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica. A partir do problema elencado no contexto educativo em estudo, a pesquisa-ação teve por objetivo geral investigar em que medida atividades pedagógicas focadas no uso social da língua podem contribuir para inserir os participantes na oralidade da língua espanhola e despertar o interesse em ampliar esse conhecimento, considerando a heterogeneidade dos participantes e do contexto não formal de aprendizagem. Os participantes da pesquisa foram 12 crianças entre 6-9 anos de uma instituição social não formal. Os resultados das produções escritas e orais propostas no Plano de aula, bem como as observações apontam para uma qualificação do engajamento e das habilidades linguísticas dos estudantes. A percepção dos estudantes ao final da implementação pedagógica reforça que o conteúdo, os recursos e os procedimentos metodológicos utilizados contribuíram para despertar a curiosidade e o interesse em continuar aprendendo o espanhol. Concluo que a escolha das abordagens de ensino e aprendizagem na perspectiva sociocultural, crítica e reflexiva por projeto, tendo o gênero discursivo/textual Receita culinária como unidade de ensino trouxe uma experiência significativa e contextualizada, favorecendo o engajamento e fomentando uma aprendizagem mais autêntica e comprometida aos participantes. Para esta pesquisadora o processo de implementação desta sequência didática promoveu uma transformação na ação docente pela compreensão teórico-prática da finalidade da pesquisa-ação na sala de aula. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,19MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola. Pesquisa-ação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero discursivo/textual Receita culinária | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
| Título: dc.title | ¿Qué tal aprender español cocinando?. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ¿Qué tal aprender español cocinando.pdf | ¿Qué tal aprender español cocinando? | 2.25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131460/2/¿Qué tal aprender español cocinando.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons