¿Qué tal aprender español cocinando?.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias de Santa Catarina - IFSC - Campus Florianópolis-Continentept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPAIM, Tatiana Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorVALER, Salete-
Autor(es): dc.contributor.authorBORBA, Laura Campos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-29T18:44:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-29T18:44:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-29-
identificador: dc.identifier.other¿Qué tal aprender español cocinando?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131460-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional, Sequência didática com Plano de aula, ¿Qué tal aprender español cocinando? faz parte da pesquisa-ação denominada Práticas pedagógicas de língua espanhola mediadas pelo gênero discursivo/textual Receita culinária como Trabalho de Conclusão de Curso realizada no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica. A partir do problema elencado no contexto educativo em estudo, a pesquisa-ação teve por objetivo geral investigar em que medida atividades pedagógicas focadas no uso social da língua podem contribuir para inserir os participantes na oralidade da língua espanhola e despertar o interesse em ampliar esse conhecimento, considerando a heterogeneidade dos participantes e do contexto não formal de aprendizagem. Os participantes da pesquisa foram 12 crianças entre 6-9 anos de uma instituição social não formal. Os resultados das produções escritas e orais propostas no Plano de aula, bem como as observações apontam para uma qualificação do engajamento e das habilidades linguísticas dos estudantes. A percepção dos estudantes ao final da implementação pedagógica reforça que o conteúdo, os recursos e os procedimentos metodológicos utilizados contribuíram para despertar a curiosidade e o interesse em continuar aprendendo o espanhol. Concluo que a escolha das abordagens de ensino e aprendizagem na perspectiva sociocultural, crítica e reflexiva por projeto, tendo o gênero discursivo/textual Receita culinária como unidade de ensino trouxe uma experiência significativa e contextualizada, favorecendo o engajamento e fomentando uma aprendizagem mais autêntica e comprometida aos participantes. Para esta pesquisadora o processo de implementação desta sequência didática promoveu uma transformação na ação docente pela compreensão teórico-prática da finalidade da pesquisa-ação na sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,19MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLíngua espanhola. Pesquisa-açãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênero discursivo/textual Receita culináriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formalpt_BR
Título: dc.title¿Qué tal aprender español cocinando?.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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