Aprender Ciências na Perspectiva da Teoria da Complexidade: In(ter)venções em uma Viagem pelo Período Paleolítico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pampa-
Autor(es): dc.contributor.authorSuterio, Graciela Marques-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Márcio André Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-29T18:28:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-29T18:28:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
identificador: dc.identifier.otherVolume_1_Intervencoes_Viagem_Paleolitico-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131459-
Resumo: dc.description.abstractA produção educacional apresentada nesta proposta é composta por dois capítulos principais. O primeiro é direcionado ao educador, com o intuito de provocá-lo a se aventurar na perspectiva da complexidade. O segundo capítulo foi confeccionado pelos alunos participantes desta jornada, voltado a estudantes da primeira etapa dos anos finais do Ensino Fundamental, e evidencia o desenvolvimento da criatividade e da criação ao longo das intervenções. No material voltado ao professor, relato como se deu meu envolvimento psicológico e cognitivo durante a in(ter)venção intitulada Aprender Ciências no Ensino Fundamental na Perspectiva da Teoria da Complexidade: In(ter)venções em uma Viagem pelo Período Paleolítico, com o objetivo de possibilitar que outros educadores compreendam e comparem jornadas de ensino e aprendizagem vivenciadas. Ao longo desse percurso, insiro pistas mencionadas pelo próprio Edgar Morin em seus livros, referentes à educação para o futuro. A intenção deste primeiro capítulo não é confeccionar um guia ou uma norma sobre como deve ocorrer o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da complexidade. Pelo contrário, meu objetivo é compartilhar com educadores que pretendem, ou já se aventuraram, a ensinar para e na complexidade os sentimentos e atitudes que emergiram durante o processo. Talvez, desse modo, eu possa sugerir ao leitor uma autorreflexão, um autoconhecimento, uma mudança de ação ou uma retomada de caminhos. Afinal, se desejamos uma transformação da sociedade e do mundo, é necessário, antes de tudo, mudar o pensamento — e posso afirmar: essa mudança começa por nós mesmos. A disseminação deste produto educacional obteve apoio financeiro da CAPES através do Edital nº 15/2023 - Chamada para a Apresentação de Propostas de Disseminação de Produtos de Inovação Tecnológica voltados a todos os níveis de educação - INOVA EaD.-
Tamanho: dc.format.extent6,7 Mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectInvenção de Mundos-
Palavras-chave: dc.subjectComplexidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectPaleontologia-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação-
Título: dc.titleAprender Ciências na Perspectiva da Teoria da Complexidade: In(ter)venções em uma Viagem pelo Período Paleolítico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências-
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