Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pampa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Suterio, Graciela Marques | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Márcio André Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-29T18:28:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-29T18:28:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Volume_1_Intervencoes_Viagem_Paleolitico | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131459 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A produção educacional apresentada nesta proposta é composta por dois capítulos principais. O primeiro é direcionado ao educador, com o intuito de provocá-lo a se aventurar na perspectiva da complexidade. O segundo capítulo foi confeccionado pelos alunos participantes desta jornada, voltado a estudantes da primeira etapa dos anos finais do Ensino Fundamental, e evidencia o desenvolvimento da criatividade e da criação ao longo das intervenções. No material voltado ao professor, relato como se deu meu envolvimento psicológico e cognitivo durante a in(ter)venção intitulada Aprender Ciências no Ensino Fundamental na Perspectiva da Teoria da Complexidade: In(ter)venções em uma Viagem pelo Período Paleolítico, com o objetivo de possibilitar que outros educadores compreendam e comparem jornadas de ensino e aprendizagem vivenciadas. Ao longo desse percurso, insiro pistas mencionadas pelo próprio Edgar Morin em seus livros, referentes à educação para o futuro. A intenção deste primeiro capítulo não é confeccionar um guia ou uma norma sobre como deve ocorrer o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da complexidade. Pelo contrário, meu objetivo é compartilhar com educadores que pretendem, ou já se aventuraram, a ensinar para e na complexidade os sentimentos e atitudes que emergiram durante o processo. Talvez, desse modo, eu possa sugerir ao leitor uma autorreflexão, um autoconhecimento, uma mudança de ação ou uma retomada de caminhos. Afinal, se desejamos uma transformação da sociedade e do mundo, é necessário, antes de tudo, mudar o pensamento — e posso afirmar: essa mudança começa por nós mesmos. A disseminação deste produto educacional obteve apoio financeiro da CAPES através do Edital nº 15/2023 - Chamada para a Apresentação de Propostas de Disseminação de Produtos de Inovação Tecnológica voltados a todos os níveis de educação - INOVA EaD. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 6,7 Mb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Invenção de Mundos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Complexidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paleontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação | - |
Título: dc.title | Aprender Ciências na Perspectiva da Teoria da Complexidade: In(ter)venções em uma Viagem pelo Período Paleolítico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Volume_1_Intervencoes_Viagem_Paleolitico.pdf | 6.83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131459/2/Volume_1_Intervencoes_Viagem_Paleolitico.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons