
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Lamattina, Alexandre de Araújo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Peralta, Miriã Cardozo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-29T17:24:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-29T17:24:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-29 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Inovação - Ensino Técnico | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131458 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Em um cenário de intensas transformações digitais, "Inovação Pedagógica no Ensino Técnico" surge como um guia essencial para educadores, gestores e pesquisadores. A obra reúne oito estudos que analisam criticamente as mais relevantes tendências inovadoras na educação profissional, desde o desenvolvimento de competências digitais na área da saúde até estratégias de humanização do ensino. Com base em rigorosas revisões de literatura , os capítulos demonstram o potencial de novas abordagens pedagógicas — como a gamificação, as parcerias com empresas e os projetos tecnológicos comunitários — para elevar a qualidade do ensino técnico. Os resultados apresentados indicam melhorias documentadas de 25% a 42% nas competências profissionais, além do desenvolvimento de pensamento crítico e habilidades socioemocionais nos estudantes. O livro não apenas aponta os benefícios, mas também identifica os facilitadores, como o suporte institucional e a formação de professores, e as barreiras, como a resistência a mudanças e a limitação de recursos. Trata-se de uma obra fundamental para todos os interessados na transformação qualitativa da educação profissional e tecnológica. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5 mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação Pedagógica Ensino Técnico Tecnologia Educacional Metodologias Ativas Parcerias Educacionais | pt_BR |
| Título: dc.title | Inovação Pedagógica no Ensino Técnico: Tecnologias, Parcerias e Projetos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Inovação - Ensino Técnico.pdf | 4.66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131458/1/Inovação - Ensino Técnico.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: