ENSINO DE HISTÓRIA, CINEMA E REPRESENTAÇÕES DE MULHERES DO AGRESTE: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO, ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ QUINTELLA CAVALCANTI, ARAPIRACA, ALAGOAS

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Denise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-29T00:17:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-29T00:17:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-28-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA, CINEMA E REPRESENTAÇÕES DE MULHERES DO AGRESTE: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO, ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ QUINTELLA CAVALCANTI, ARAPIRACA, ALAGOASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131449-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem a pretensão de estudar as representações de mulheres em Arapiraca, Agreste de Alagoas, através de obras audiovisuais, como uma proposta de atuação pedagógica associada ao campo de ensino de História. Enlaçada por este propósito a pesquisa analisa três obras de ou sob a coordenação do cineasta Leandro Alves da Silva: “Nós Duas”, “Ana Terra” e “Avalanche”. Nos referidos curtas-metragens/documentários, as equipes de filmagens, atores e entrevistados(as) coordenados, dirigidos e/ou em interação com Silva, expressam traços da identidade, representatividade, dilemas e desafios cotidianos, sociais e culturais de experiências de mulheres do referido território. Sob este prisma, o mencionado recorte possibilita a discussão de questões atinentes à identidade, cultura e história delimitadas a partir das obras audiovisuais produzidas a partir do e no contexto de Arapiraca entre anos de 2017 a 2020. Perspectiva transpassada por diálogos teóricos e metodológicos com referenciais teóricos destacados por Adichie (2015), por trazer uma abordagem aplicável a sala de aula sobre o feminismo e a questão de gênero; Scott (2011), por trazer uma discussão conceitual da categoria gênero no campo da história; Thompson (1987), sobre a compreensão de experiências de pessoas comuns; Sharpe (2011), sobre a importância da história das pessoas vista de baixo; Hall (2006), sobre a definição de identidade cultural; Napolitano (2023), acerca de como usar o cinema em sala de aula e Jörn Rüsen (2001), ao trazer subsídios para a construção de uma consciência histórica como objetivo educacional em meio a uma matriz disciplinar. O presente estudo, portanto, trabalha com a história de mulheres da mencionada região de Alagoas - a partir das três obras indicadas, no intuito de elaborar Sequências Didáticas (SD) associadas às discussões de temáticas abordadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM), como também de discussões sobre a realidade de alunas e alunos do ensino médio da Escola Estadual José Quintella Cavalcanti (EQC), localizada em Arapiraca, Alagoas, no que concerne a trajetória, cotidiano e desafios de homens e mulheres que vivem o presente histórico do final do século XX e o início do século XXI.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequências Didáticaspt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA, CINEMA E REPRESENTAÇÕES DE MULHERES DO AGRESTE: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO, ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ QUINTELLA CAVALCANTI, ARAPIRACA, ALAGOASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTORIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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