
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Denise | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-29T00:17:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-29T00:17:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA, CINEMA E REPRESENTAÇÕES DE MULHERES DO AGRESTE: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO, ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ QUINTELLA CAVALCANTI, ARAPIRACA, ALAGOAS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131449 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem a pretensão de estudar as representações de mulheres em Arapiraca, Agreste de Alagoas, através de obras audiovisuais, como uma proposta de atuação pedagógica associada ao campo de ensino de História. Enlaçada por este propósito a pesquisa analisa três obras de ou sob a coordenação do cineasta Leandro Alves da Silva: “Nós Duas”, “Ana Terra” e “Avalanche”. Nos referidos curtas-metragens/documentários, as equipes de filmagens, atores e entrevistados(as) coordenados, dirigidos e/ou em interação com Silva, expressam traços da identidade, representatividade, dilemas e desafios cotidianos, sociais e culturais de experiências de mulheres do referido território. Sob este prisma, o mencionado recorte possibilita a discussão de questões atinentes à identidade, cultura e história delimitadas a partir das obras audiovisuais produzidas a partir do e no contexto de Arapiraca entre anos de 2017 a 2020. Perspectiva transpassada por diálogos teóricos e metodológicos com referenciais teóricos destacados por Adichie (2015), por trazer uma abordagem aplicável a sala de aula sobre o feminismo e a questão de gênero; Scott (2011), por trazer uma discussão conceitual da categoria gênero no campo da história; Thompson (1987), sobre a compreensão de experiências de pessoas comuns; Sharpe (2011), sobre a importância da história das pessoas vista de baixo; Hall (2006), sobre a definição de identidade cultural; Napolitano (2023), acerca de como usar o cinema em sala de aula e Jörn Rüsen (2001), ao trazer subsídios para a construção de uma consciência histórica como objetivo educacional em meio a uma matriz disciplinar. O presente estudo, portanto, trabalha com a história de mulheres da mencionada região de Alagoas - a partir das três obras indicadas, no intuito de elaborar Sequências Didáticas (SD) associadas às discussões de temáticas abordadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM), como também de discussões sobre a realidade de alunas e alunos do ensino médio da Escola Estadual José Quintella Cavalcanti (EQC), localizada em Arapiraca, Alagoas, no que concerne a trajetória, cotidiano e desafios de homens e mulheres que vivem o presente histórico do final do século XX e o início do século XXI. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequências Didáticas | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA, CINEMA E REPRESENTAÇÕES DE MULHERES DO AGRESTE: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO, ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ QUINTELLA CAVALCANTI, ARAPIRACA, ALAGOAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFHISTORIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf | 3.9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131449/2/DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons