DERMATOSCOPIA GAMIFICADA: UM APLICATIVO PARA TRIAGEM DE LESÕES CUTÂNEAS

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Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christus (Unichristus)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPRESTA, Paola Martins-
Autor(es): dc.contributor.authorPEIXOTO, Raquel Autran Coelho-
Autor(es): dc.contributor.authorSOLON, Francisco Roberto Neves-
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, Mara Lyvia Rarunna Muniz-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Alex Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-29T13:04:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-29T13:04:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-31-
identificador: dc.identifier.otherDERMATOSCOPIA GAMIFICADA: UM APLICATIVO PARA TRIAGEM DE LESÕES CUTÂNEASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131445-
Resumo: dc.description.abstract"O treinamento prático em dermatoscopia é limitado pela escassez de pa- cientes com lesões malignas disponíveis para ensino. Para abordar essa limitação, este estudo desenvolveu e avaliou um aplicativo gamificado vol- tado ao treinamento de pós-graduandos em dermatologia para triagem de lesões cutâneas malignas. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa-ação, quantitativa, em duas etapas: desenvolvimento do aplicativo e avaliação de sua usabilidade entre estudantes de dermatologia. O aplicativo foi pro- jetado com imagens de lesões reais, aplicando a Regra dos 3 Pontos para triagem de malignidade, e testado por alunos em fase avançada da espe- cialização. A avaliação, feita por um questionário de usabilidade (SUS) ao término do uso mostrou uma média de pontuação de 84, evidenciando aceitação positiva. Os participantes relataram melhorias nas habilidades de diagnóstico, destacando o valor do feedback imediato e da prática re- petitiva sem necessidade de pacientes reais. O desenvolvimento envolveu especialistas em saúde e tecnologia, e o aplicativo foi construído em Java, com versões para Android e iOS, estruturado em 5 fases progressivas para aprofundamento do conhecimento. Conclui-se que o aplicativo gamificado oferece uma ferramenta eficaz para a formação prática em dermatoscopia, permitindo um treinamento seguro e controlado."pt_BR
Tamanho: dc.format.extent444KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectgamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdermatoscopiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaplicativo educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttreinamento médicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRegra dos 3 Pontospt_BR
Título: dc.titleDERMATOSCOPIA GAMIFICADA: UM APLICATIVO PARA TRIAGEM DE LESÕES CUTÂNEASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRODUTO FINALpt_BR
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