El género textual Folleto turístico para aprender español.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias de Santa Catarina - IFSC - Campus Florianópolis-Continentept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES, , Suely Aparecida Cardoso-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Marimar da-
Autor(es): dc.contributor.authorVALER, Salete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-29T11:54:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-29T11:54:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-29-
identificador: dc.identifier.otherEl género textual Folleto turístico para aprender español.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131444-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional, Plano de aula El género textual Folleto turístico para aprender español, faz parte da pesquisa-ação denominada O ensino de espanhol em sala de aula: o uso de folhetos turísticos como recurso de aprendizagem na primeira série do ensino médio como Trabalho de Conclusão de Curso realizada no Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica. A partir do problema elencado no contexto educativo em estudo, a pesquisa-ação teve por objetivo geral investigar em que medida o estudo de um gênero textual folheto turístico ajuda o estudante a perceber que cada gênero tem linguagem e estrutura próprias. A proposta pedagógica para ampliar as habilidades linguísticas na língua espanhola dos estudantes na fase de implementação da pesquisa-ação foi organizada por 3 atividades pedagógicas: Explorando destinos turísticos e compartilhando experiências pessoais; Produção escrita do gênero folheto turístico; Socialização para a apresentação do folheto turístico. Os participantes foram alunos da Primeira série do Ensino Médio de uma Escola Estadual da Cidade de Diadema (SP). Os resultados obtidos demonstram o impacto positivo na compreensão da língua e na produção oral e escrita dos alunos, bem indicam que a maioria dos alunos reconheceu a importância de aprender a língua espanhola, evidenciando sua conscientização sobre as oportunidades acadêmicas, profissionais e culturais. Concluo afirmando que a escolha do folheto turístico como língua em uso proporcionou uma experiência significativa e contextualizada aos estudantes, favorecendo o desenvolvimento de habilidades comunicativas e promovendo uma aprendizagem mais autêntica e comprometida.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.46MGpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPlano de aula. Ensino de espanhol. Ensino médio. Escola estadual. Gênero textual folheto turístico.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Espanhol.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola estadual.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênero textual folheto turístico.pt_BR
Título: dc.titleEl género textual Folleto turístico para aprender español.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons