Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Galvão, Nadielli Maria dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-26T19:46:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-26T19:46:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131404 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Muito se fala sobre uma aprendizagem ativa, que dá autonomia ao estudante, incentivando-o a aprender a aprender. Contudo, é importante socializarmos ações que tornaram esse discurso realidade. Caso contrário, tudo parecerá mera retórica. Assim, organizar essa singela obra faz parte desse esforço por evidenciar que é possível transformar nossas salas de aula em um ambiente ativo, prático, experiencial, expansivo e significativo de aprendizagem. Este e-book surgiu no decorrer das atividades realizadas na segunda unidade da disciplina de Contabilidade Ambiental, ministrada no primeiro semestre letivo, do ano de 2025, no Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe, campus de Itabaiana. Os estudantes foram organizados em equipes e receberam a responsabilidade de fazer uma breve Revisão Sistemática sobre o tema "Contabilidade Ambiental" em uma revista específica. A maioria das atividades (coleta, extração de dados, síntese dos trabalhos) foram realizadas em sala. Os estudantes levavam para casa os textos já pré-escritos, apenas para um refinamento com base nas orientações recebidas e para organizar os quadros, gráficos e figuras necessários para ilustrar os achados. Por fim, estes foram apresentados como seminários em uma ação extensionista vinculada à disciplina. Assim, cada capítulo aqui apresentado é fruto do trabalho real da equipe. Durante a revisão, busquei ao máximo manter o estilo de escrita e o modo de compreensão dos grupos, para que eles possam perceber que estão ali, tendo suas competências e habilidades respeitadas e valorizadas. Desse modo, estimado leitor, espero que você leia os capítulos sem as lentes de um avaliador crítico e julgador, mas com o olhar de um educador, que compreende que os estudantes são profissionais em formação, enxergando neles todo o esforço que fizeram. Por acompanhá-los, posso garantir que eles se dedicaram e cada grupo, ao seu modo, entregou o seu melhor. Para o prefácio, convidei a professora Jéssica Mendonça, uma vez que ela esteve responsável pela primeira parte da disciplina, enquanto docente substituta, visto que eu estava finalizando meu doutorado e retornei às atividades no meio do semestre, após a defesa da minha Tese. Assim, espero dessa forma honrá-la por construir nestes estudantes as bases de conceitos e teorias da disciplina, os quais foram fundamentais para a realização dos capítulos deste e-book. Por fim, destaco que Kenneth Zeichner (1993), em seu livro "A formação reflexiva de professores: ideias e práticas" destacou que quando um professor adota metodologias ativas (como a escolhida para elaboração deste trabalho), ele diz aos seus estudantes (ainda que indiretamente) que acredita no potencial de cada um. Com isso, espero que cada aluno participante desta obra (como todos os meus estudantes) consiga ouvir o seguinte: Eu acredito em vocês. Tenho confiança, pois sei que tenho excelentes alunos dos quais posso me orgulhar | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | CONTABILIDADE AMBIENTAL: Um breve estado do conhecimento | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CONTABILIDADE AMBIENTAL.pdf | 4,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131404/2/CONTABILIDADE AMBIENTAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons