CONTABILIDADE AMBIENTAL: Um breve estado do conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorGalvão, Nadielli Maria dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-26T19:46:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-26T19:46:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131404-
Resumo: dc.description.abstractMuito se fala sobre uma aprendizagem ativa, que dá autonomia ao estudante, incentivando-o a aprender a aprender. Contudo, é importante socializarmos ações que tornaram esse discurso realidade. Caso contrário, tudo parecerá mera retórica. Assim, organizar essa singela obra faz parte desse esforço por evidenciar que é possível transformar nossas salas de aula em um ambiente ativo, prático, experiencial, expansivo e significativo de aprendizagem. Este e-book surgiu no decorrer das atividades realizadas na segunda unidade da disciplina de Contabilidade Ambiental, ministrada no primeiro semestre letivo, do ano de 2025, no Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe, campus de Itabaiana. Os estudantes foram organizados em equipes e receberam a responsabilidade de fazer uma breve Revisão Sistemática sobre o tema "Contabilidade Ambiental" em uma revista específica. A maioria das atividades (coleta, extração de dados, síntese dos trabalhos) foram realizadas em sala. Os estudantes levavam para casa os textos já pré-escritos, apenas para um refinamento com base nas orientações recebidas e para organizar os quadros, gráficos e figuras necessários para ilustrar os achados. Por fim, estes foram apresentados como seminários em uma ação extensionista vinculada à disciplina. Assim, cada capítulo aqui apresentado é fruto do trabalho real da equipe. Durante a revisão, busquei ao máximo manter o estilo de escrita e o modo de compreensão dos grupos, para que eles possam perceber que estão ali, tendo suas competências e habilidades respeitadas e valorizadas. Desse modo, estimado leitor, espero que você leia os capítulos sem as lentes de um avaliador crítico e julgador, mas com o olhar de um educador, que compreende que os estudantes são profissionais em formação, enxergando neles todo o esforço que fizeram. Por acompanhá-los, posso garantir que eles se dedicaram e cada grupo, ao seu modo, entregou o seu melhor. Para o prefácio, convidei a professora Jéssica Mendonça, uma vez que ela esteve responsável pela primeira parte da disciplina, enquanto docente substituta, visto que eu estava finalizando meu doutorado e retornei às atividades no meio do semestre, após a defesa da minha Tese. Assim, espero dessa forma honrá-la por construir nestes estudantes as bases de conceitos e teorias da disciplina, os quais foram fundamentais para a realização dos capítulos deste e-book. Por fim, destaco que Kenneth Zeichner (1993), em seu livro "A formação reflexiva de professores: ideias e práticas" destacou que quando um professor adota metodologias ativas (como a escolhida para elaboração deste trabalho), ele diz aos seus estudantes (ainda que indiretamente) que acredita no potencial de cada um. Com isso, espero que cada aluno participante desta obra (como todos os meus estudantes) consiga ouvir o seguinte: Eu acredito em vocês. Tenho confiança, pois sei que tenho excelentes alunos dos quais posso me orgulharpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleCONTABILIDADE AMBIENTAL: Um breve estado do conhecimentopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons