Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFPI CAMPUS FLORIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAVALCANTE, RAIMUNDA NONATA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DA SILVA NETO, BENJAMIN | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DE OLIVEIRA NETO, GUILHERME | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-26T18:37:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-26T18:37:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_RAIMUNDA NONATA DE SOUSA CAVALCANTE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131400 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional é parte integrante da dissertação intitulada Etnomatemática no saber quilombola: produção de redes de caroá e suas contribuições para o ensino de matemática, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, do Instituto Federal do Piauí – IFPI. Trata-se de uma sequência didática elaborada a partir de uma pesquisa de campo realizada na Comunidade Quilombola São João do Jatobazinho, localizada no município de Dom Inocêncio – PI, onde foram investigados os saberes matemáticos presentes na produção artesanal das redes de caroá. A proposta aqui apresentada foi desenvolvida e aplicada com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Manoel Auto de Sousa, no município de Dom Inocêncio PI. Ela reúne práticas pedagógicas contextualizadas, inspiradas nas vivências culturais da comunidade, com foco no reconhecimento e na valorização dos saberes tradicionais, articulando-os a conteúdos curriculares da Matemática escolar. O objetivo principal deste material é contribuir para uma prática docente que considere a realidade sociocultural dos alunos como ponto de partida para o ensino da Matemática, em consonância com os princípios da Etnomatemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6874 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | Tecendo saberes: Uma proposta didática sobre Etnomatemática na Produção de Redes de Caroá | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_RAIMUNDA NONATA DE SOUSA CAVALCANTE.pdf | 6,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131400/2/Produto Educacional_RAIMUNDA NONATA DE SOUSA CAVALCANTE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons