Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Eraldo Trindade, Vieira Júnior | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fabio Colins da, Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-26T14:23:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-26T14:23:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | eraldo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131397 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Como integrar, de forma eficaz, o jogo de xadrez ao ensino do plano cartesiano? Quais competências e habilidades podem ser desenvolvidas a partir dessa combinação? Qual o momento ideal para sua aplicação? Com o propósito de responder a essas indagações, nasceu este roteiro de oficinas. As atividades aqui apresentadas foram elaboradas para professores que desejam explorar a relação entre o jogo de xadrez e o plano cartesiano no ensino fundamental. O objetivo é oferecer práticas que conectem o raciocínio lógico do xadrez à linguagem matemática das coordenadas cartesianas, promovendo uma aprendizagem mais ativa e lúdica. Ao longo deste material, você encontrará oficinas detalhadas que buscam abordar conteúdos matemáticos de forma criativa, e estimular o engajamento e entusiasmo dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | geometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | anos finais | pt_BR |
Título: dc.title | Xadrez Cartesiano: oficinas para ensinar, aprender e jogar no plano | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação Geral | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2025_Produto Educacional_Eraldo Trindade Vieira Júnior.pdf | 901,63 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131397/2/2025_Produto Educacional_Eraldo Trindade Vieira Júnior.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons