A gestão do conhecimento no contexto educacional da atualidade: Práticas e alternativas pedagógicas articuladas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Mário Luiz Amorim da-
Autor(es): dc.contributor.authorPaula, Arlindo Gomes de-
Autor(es): dc.contributor.authorPantoja, Bianca de Fatima Fonseca Jardim-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Gisele Garzon-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Adriano Ricardo de-
Autor(es): dc.contributor.authorSchon, Gislaine-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Josevam Lopes do-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Osvaldina Morais-
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, LuMaria Irineia de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorPaula, Andelourdes Aparecida de-
Autor(es): dc.contributor.authorPaula, Andrelina Mafalda de-
Autor(es): dc.contributor.authorGliter, Adriana-
Autor(es): dc.contributor.authorLuz, Lucineide Bispo dos Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-25T14:21:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-25T14:21:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-25-
identificador: dc.identifier.otherA gestão do conhecimentopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131369-
Resumo: dc.description.abstractA prática educativa é uma ação coletiva, equilibrada e consistente que demarca o campo de tratamento de informações articuladas entre o manuseio individual do saber para a dinâmica da interação social determinada a partir da intenção mediada por uma visão pedagógica de ser, estar, situar e fazer acontecer. De modo que a dinâmica processual do conhecimento gira em torno de um cenário altamente dialético focado na diversidade de perspectivas que determinam a gestão do conhecimento, como um fenômeno em processo de desenvolvimento gradativo entre fases, sentidos e significados. É, portanto, um manancial de interações, geridas em saberes instituídos socialmente, num dado espaço de tempo, desenhado no contexto de um universo rico, dinâmico e cheio de simbologias que vão muito além do repasse de conteúdo programático de uma disciplina isolada no interior da sala de aula. Neste sentido a gestão do conhecimento no contexto educacional da atualidade é aqui observada como o fluir da experiência, da intuição, da tentativa de acertos. São procedimentos preciosos de um desenrolar de percepções dos contextos em que os diferentes sujeitos sociais estão situados, mas que, muitas vezes, permanecem invisíveis ou não sistematizados. Necessitando ser prescrito e relacionados na prática compartilhada, nos momentos de reflexões que surgem de um desafio enfrentado na experiência cotidiana do espaço formativo, institucional. Reconhecido como uma potência alternativa de produção humana. E foi exatamente essa constatação que motivou o nosso interesse em construir uma abordagem que possa sediar a pratica pedagógica como alternativa articulada que une diferentes sujeitos sociais numa ação conjugada de sentidos e tendências educacionais voltadas a diversidade sócio cultural. Reafirmando a perspectiva de que, ao organizar e sistematizar os saberes instituídos socialmente, é possível construir uma cultura de aprendizagem que valoriza o saber oriundo da ação pedagógica pulsante e articulada entre os indivíduos, circulando em cada experiência de chão em chão e de oportunidade em oportunidade formativa, para todos os envolvidos no processo educativo se beneficiem. Sob esta visão refletimos a intencional ação da gestão do conhecimento focalizadas nas agencias formativas e institucionais brasileiras como um mecanismo da realidade que precisa ser debatida. Isso não significa ausência de saber, mas ausência de estrutura e de políticas que sustentem a circulação permanente desse saber. Por isso, este enfoque não pretende trazer uma solução pronta, mas provocar reflexões e propor a abertura de diálogos que possam ser apropriadas pelos sujeitos, de forma colaborativa. A proposta se desenha nas experiências processual de uma escuta e da vivência com os autores, respeitando o tempo, o contexto e os saberes que existem em seus territórios contextuais. Esta abordagem também busca contribuir para o fortalecimento da cultura de valorização dos participantes, como produtor de conhecimento vivido em diferentes núcleos de experiência.um dos eixos de maior relevância é criar condições para que os enfoques aqui elencados, sejam reconhecidos não apenas como conteúdos acabados, mas como intelectuais da prática, capazes de pensar, refletir, sistematizar e compartilhar o que fazem com consciência crítica. Além disso, o diálogo em torno desta premissa se insere em um movimento maior de defesa da ação gestora que o ser humano, constrói na esfera institucional, da sua autonomia e da sua potência transformadora. Acreditar que somos capazes de produzir conhecimento. Independente de nossas limitações e condições humanas é também acreditar que cada sujeito pode ser protagonista das mudanças que deseja ver. E isso só é possível quando há espaço, tempo e escuta para que esses saberes emergentes floresçam e se transformem em ação coletiva. Partindo para a organização desses diálogos contextuais o livro a gestão do conhecimento no contexto educacional reflete as práticas e alternativas pedagógicas articuladas na realidade contemporânea.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1549pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidática - Métodos de ensino instrução e estudopt_BR
Título: dc.titleA gestão do conhecimento no contexto educacional da atualidade: Práticas e alternativas pedagógicas articuladaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons