COLETANIA DE TEXTOS SOBRE EDUCAÇÃO: HISTORIOGRAFIA E TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO NO BRASIL

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Autor(es): dc.contributor.authorMonteiro, André Francisco Freire-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-25T13:04:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-25T13:04:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://editoraomnisscientia.com.br/catalogos/ciencias-humanas/coletania-de-textos-sobre-educacao-historiografia-e-transformacoes-do-ensino-no-brasil/-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131340-
Resumo: dc.description.abstractEsta obra é uma coletânea de artigos acadêmicos previamente publicados, organizada para oferecer uma reflexão sobre temas da educação no Brasil. Ao longo de suas páginas, o leitor encontrará uma análise das dinâmicas educacionais em diferentes períodos da história, passando desde o Brasil colonial até o regime militar, sempre com foco nas transformações sociais e nas políticas educacionais que moldaram o ensino no país. Os artigos abordam questões como a exclusão social e racial no contexto educacional colonial, quando a educação formal era acessível apenas às elites, deixando indígenas e negros escravizados à margem do processo educativo. A atuação da Companhia de Jesus e o uso de compêndios escolares filosóficos são discutidos como instrumentos de colonização e dominação cultural, destacando a função da educação como ferramenta de reafirmação de poder. Outro enfoque da coletânea é a análise do ensino de Filosofia entre 1889 e 1930, período de grandes reformas educacionais e a crescente influência do positivismo. Durante a Primeira República, o controle do currículo e o debate sobre o lugar das humanidades, em especial da Filosofia, nas escolas secundárias, além de suas implicações no acesso ao ensino superior. O livro apresenta uma reflexão crítica sobre a educação durante o regime militar, com ênfase no impacto do Acordo MEC/USAID e no papel da Comissão do Livro Técnico e Didático (COLTED). A exclusão da Filosofia do currículo obrigatório e a imposição de uma educação tecnicista são discutidas à luz das ideologias que orientaram o controle social através do ensino. Traz analises sobre a criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), recursos educacionais abertos (REA) e ainda sobre o Ensino Militar. Ao reunir esses estudos, a obra busca contribuir para o entendimento das continuidades e rupturas no cenário educacional brasileiro.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
Título: dc.titleCOLETANIA DE TEXTOS SOBRE EDUCAÇÃO: HISTORIOGRAFIA E TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO NO BRASILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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