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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Monteiro, André Francisco Freire | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-25T13:04:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-25T13:04:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://editoraomnisscientia.com.br/catalogos/ciencias-humanas/coletania-de-textos-sobre-educacao-historiografia-e-transformacoes-do-ensino-no-brasil/ | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131340 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta obra é uma coletânea de artigos acadêmicos previamente publicados, organizada para oferecer uma reflexão sobre temas da educação no Brasil. Ao longo de suas páginas, o leitor encontrará uma análise das dinâmicas educacionais em diferentes períodos da história, passando desde o Brasil colonial até o regime militar, sempre com foco nas transformações sociais e nas políticas educacionais que moldaram o ensino no país. Os artigos abordam questões como a exclusão social e racial no contexto educacional colonial, quando a educação formal era acessível apenas às elites, deixando indígenas e negros escravizados à margem do processo educativo. A atuação da Companhia de Jesus e o uso de compêndios escolares filosóficos são discutidos como instrumentos de colonização e dominação cultural, destacando a função da educação como ferramenta de reafirmação de poder. Outro enfoque da coletânea é a análise do ensino de Filosofia entre 1889 e 1930, período de grandes reformas educacionais e a crescente influência do positivismo. Durante a Primeira República, o controle do currículo e o debate sobre o lugar das humanidades, em especial da Filosofia, nas escolas secundárias, além de suas implicações no acesso ao ensino superior. O livro apresenta uma reflexão crítica sobre a educação durante o regime militar, com ênfase no impacto do Acordo MEC/USAID e no papel da Comissão do Livro Técnico e Didático (COLTED). A exclusão da Filosofia do currículo obrigatório e a imposição de uma educação tecnicista são discutidas à luz das ideologias que orientaram o controle social através do ensino. Traz analises sobre a criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), recursos educacionais abertos (REA) e ainda sobre o Ensino Militar. Ao reunir esses estudos, a obra busca contribuir para o entendimento das continuidades e rupturas no cenário educacional brasileiro. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos Didáticos | pt_BR |
| Título: dc.title | COLETANIA DE TEXTOS SOBRE EDUCAÇÃO: HISTORIOGRAFIA E TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO NO BRASIL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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