Sequência didática para o ensino de cinemática e matemática: uma abordagem interdisciplinar.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLemes, Thiago Oliveira Paim-
Autor(es): dc.contributor.authorPrado, Gustavo de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-24T20:55:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-24T20:55:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática para o ensino de cinemática e matemática: uma abordagem interdisciplinar.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131327-
Resumo: dc.description.abstractA Física é uma ciência que explica os fenômenos da natureza, por meio de modelos, e sua relação com o ser humano. É dita uma ciência experimental. Por meio de observações, encontra padrões e princípios que explicam fenômenos naturais. Já a Mecânica é o ramo da Física que procura compreender e descrever movimentos ou ausência de movimentos de corpos por meio da Cinemática, causas de movimentos ou equilíbrio de corpos por meio da Dinâmica, além de energias associadas a corpos ou a sistemas de corpos. Por sua vez, a Cinemática é a parte da Mecânica que estuda movimentos, sem se preocupar com suas causas. Neste estudo, procura-se entender as grandezas físicas espaço, velocidade e aceleração dos corpos em função do tempo. A Matemática é uma ciência abstrata que, por meio de raciocínio lógico e dedutivo, estuda quantidades, estruturas, variações, em áreas como Álgebra, Análise e Geometria. O ensino de Física e Matemática têm sido um grande desafio para os(as) professores(as), em particular, do Ensino Médio. Os(as) estudantes, ao entrarem no Ensino Médio, em geral, apresentam grande deficiência matemática, o que acaba comprometendo o ensino de ambas. Isto se deve a diversos fatores, ora cognitivos, ora pedagógicos, ora socioemocionais. Este trabalho propõe uma sequência didática para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem tanto de Cinemática (de Mecânica Clássica, de Física) quanto de Matemática, para o Ensino Médio, que destaca e faz uso da interdisciplinaridade entre elas. São trabalhados tópicos como função do 1º grau, movimento uniforme, função do 2º grau, movimento uniformemente variado, lançamento vertical e lançamento horizontal. Além disso, são utilizadas simulações da plataforma/simulador virtual Phet e propostos experimentos, com foco nestes tópicos. Tal sequência didática faz parte da dissertação de mestrado do autor Thiago Oliveira Paim Lemes, sob orientação do Prof. Dr. Gustavo de Lima Prado, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.453 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCinemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFísicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleSequência didática para o ensino de cinemática e matemática: uma abordagem interdisciplinar.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons