Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lemes, Thiago Oliveira Paim | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Prado, Gustavo de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-24T20:55:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-24T20:55:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática para o ensino de cinemática e matemática: uma abordagem interdisciplinar. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131327 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Física é uma ciência que explica os fenômenos da natureza, por meio de modelos, e sua relação com o ser humano. É dita uma ciência experimental. Por meio de observações, encontra padrões e princípios que explicam fenômenos naturais. Já a Mecânica é o ramo da Física que procura compreender e descrever movimentos ou ausência de movimentos de corpos por meio da Cinemática, causas de movimentos ou equilíbrio de corpos por meio da Dinâmica, além de energias associadas a corpos ou a sistemas de corpos. Por sua vez, a Cinemática é a parte da Mecânica que estuda movimentos, sem se preocupar com suas causas. Neste estudo, procura-se entender as grandezas físicas espaço, velocidade e aceleração dos corpos em função do tempo. A Matemática é uma ciência abstrata que, por meio de raciocínio lógico e dedutivo, estuda quantidades, estruturas, variações, em áreas como Álgebra, Análise e Geometria. O ensino de Física e Matemática têm sido um grande desafio para os(as) professores(as), em particular, do Ensino Médio. Os(as) estudantes, ao entrarem no Ensino Médio, em geral, apresentam grande deficiência matemática, o que acaba comprometendo o ensino de ambas. Isto se deve a diversos fatores, ora cognitivos, ora pedagógicos, ora socioemocionais. Este trabalho propõe uma sequência didática para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem tanto de Cinemática (de Mecânica Clássica, de Física) quanto de Matemática, para o Ensino Médio, que destaca e faz uso da interdisciplinaridade entre elas. São trabalhados tópicos como função do 1º grau, movimento uniforme, função do 2º grau, movimento uniformemente variado, lançamento vertical e lançamento horizontal. Além disso, são utilizadas simulações da plataforma/simulador virtual Phet e propostos experimentos, com foco nestes tópicos. Tal sequência didática faz parte da dissertação de mestrado do autor Thiago Oliveira Paim Lemes, sob orientação do Prof. Dr. Gustavo de Lima Prado, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.453 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cinemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática para o ensino de cinemática e matemática: uma abordagem interdisciplinar. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_de_Mestrado___Thiago_Oliveira_Paim_Lemes.pdf | Produto educacional | 1,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131327/2/Produto_de_Mestrado___Thiago_Oliveira_Paim_Lemes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons