Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFPI CAMPUS FLORIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FAUSTINO, FRANCIMAR | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DA COSTA, RONALDO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DE OLIVEIRA NETO, GUILHERME | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-24T14:46:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-24T14:46:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto educacional_FRANCIMAR FAUSTINO SOARES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131309 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo abordou quias são as contribuições das atividades orientadoras de ensino na mediação da aprendizagem de matemática na educação básica, a aprtir de uma intervenção em sala de aula com atividades experimentais ? O objetivo foi investigar as contribuições dessas atividades orientadoras no processo de aprendizagem da matemática e avaliar o papel de uma intervenção realizada em atividade experimentais de matemática, visando aprimorar o desempenho, a aprendizagem e a motivação dos alunos do 9° ano do ensino Fundamental. Os resultados indicaram que a utilização das Atividades Orientadoras de Ensino (AOE), com as atividades experimentais em sala de aula, contribuiu de maneira significativa para a obtenção dos objetivos propostos na pesquisa, promovendo uma maior motivação e interesse dos estudantes pela disciplina de matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 383 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR ATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO: TRANSFORMANDO A SALA DE AULA EM UM LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto educacional_FRANCIMAR FAUSTINO SOARES.pdf | 382,9 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131309/2/produto educacional_FRANCIMAR FAUSTINO SOARES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons