
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Guerrato, Hadassah Milaeli Fernandes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pezenatto, Carla | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-24T12:42:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-24T12:42:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131308 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar a prática dos professores em relação à alfabetização e aos métodos utilizados por eles para investigar se ainda seguem o método tradicional das cartilhas ou se buscam novas metodologias voltadas à aprendizagem. Para atingir esse objetivo foi entregue um questionário em uma pesquisa de campo com algumas professoras alfabetizadoras, problematizando - Qual(is) método(s) de alfabetização você usa para alfabetizar seus alunos? 2- De que modo organiza a sala de aula? E essas foram as duas perguntas feitas a três professoras, além de um questionário realizado com dois estudantes alfabetizados em diferentes épocas, abordando as perguntas: 1- Como você aprendeu a ler e escrever e quais métodos a professora utilizava para organizar a sala de aula?. Baseando-se em autores renomados no assunto dos métodos de alfabetização, como Cagliari (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Mortatti (2006), e dando ênfase ao construtivismo defendido por Emilia Ferreiro. Os resultados do estudo apontaram que uma das professoras utilizava o método das cartilhas há 35 anos atrás, e a professora que alfabetizou em 1995 utilizava o método das cartilhas e o fônico, enquanto a que alfabetiza desde 2015 faz uso do método fônico, e este tem mostrado resultados muito satisfatórios, se distanciando do estilo tradicional. Diante disso, pode-se concluir o uso da cartilha caiu em desuso, e os professores tem buscado outras formas de alfabetização. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 23MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | TEXTO | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Métodos; Alfabetização; Anos iniciais. | pt_BR |
| Título: dc.title | MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MÉTODOS_DE_ALFABETIZAÇÃO_NOS_ANOS_INICIAIS.pdf | 205.95 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131308/2/MÉTODOS_DE_ALFABETIZAÇÃO_NOS_ANOS_INICIAIS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons