Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Luciana do Socorro Lima da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima Júnior, Francisco Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Karla Vanessa Morais | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-23T18:33:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-23T18:33:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://editoraomnisscientia.com.br/catalogos/ciencias-da-saude/cuidando-dos-cuidadores-abordagens-integrativas-para-a-saude-mental-em-contextos-profissionais/ | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131253 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É com grande entusiasmo que apresentamos este compêndio de conhecimento dedicado à compreensão das complexas dinâmicas envolvendo saúde mental em contextos profissionais desafiadores. No primeiro capítulo, ” Transtorno de Ansiedade em Acadêmicos de Enfermagem: Uma Revisão Integrativa” , exploramos as tensões emocionais enfrentadas pelos acadêmicos de enfermagem em sua jornada educacional. Uma análise abrangente, fundamentada em evidências, oferece uma visão crítica sobre os desafios que moldam a formação desses profissionais da saúde. O segundo capítulo, ” Conhecimento dos Policiais Militares sobre a Síndrome de Burnout” , lança luz sobre a conscientização e compreensão dos policiais militares em relação a um fenômeno que afeta muitos em profissões de alto estresse. Aprofundamo-nos nas raízes e consequências da Síndrome de Burnout, buscando compreender como o conhecimento pode ser uma ferramenta valiosa na prevenção e manejo dessa condição. No terceiro capítulo, ” Síndrome de Burnout em Docentes de uma Universidade Pública do Tocantins” , dirigimos nosso olhar aos educadores, explorando as tensões e demandas que permeiam o ambiente acadêmico. Este capítulo destaca a importância de reconhecer os sinais precoces da Síndrome de Burnout e desenvolver estratégias para cultivar ambientes de trabalho mais saudáveis. O quarto capítulo, ” Ambiente de Trabalho e Síndrome de Burnout em Professores do Ensino Superior” , amplia nossa análise sobre as condições laborais que podem contribuir para a Síndrome de Burnout em professores universitários. Examinamos como a cultura organizacional e as demandas do ensino superior podem desempenhar um papel significativo na saúde mental desses profissionais. No quinto capítulo, ” Síndrome de Burnout e os Fatores de Risco em Policiais Militares” , retornamos ao universo dos policiais militares, investigando a fundo os fatores de risco que podem predispor esses profissionais à Síndrome de Burnout. Uma análise crítica e abrangente destaca a necessidade urgente de estratégias de prevenção e apoio. Finalmente, no sexto capítulo, ” Impacto na Saúde Mental das Equipes Multiprofissionais que Prestaram Assistência ao Paciente COVID-19 – Revisão Integrativa” , abordamos a crise global de saúde e seu impacto nas equipes que estiveram na linha de frente. Examinamos o esgotamento e as implicações emocionais que afetam os profissionais de saúde envolvidos na resposta à pandemia. Em cada capítulo, nosso objetivo é ir além da superfície, oferecendo insights que inspiram reflexão e, esperamos, catalisem ações positivas. Este livro é uma chamada para a conscientização, compreensão e, acima de tudo, para a promoção de ambientes profissionais que nutram a saúde mental daqueles que dedicam suas vidas a servir os outros. Que estas páginas sirvam como um guia compassivo em direção a um futuro mais saudável e resiliente para todas as profissões abordadas. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | saúde mental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | trabalhadores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cuidado | pt_BR |
Título: dc.title | CUIDANDO DOS CUIDADORES: ABORDAGENS INTEGRATIVAS PARA A SAÚDE MENTAL EM CONTEXTOS PROFISSIONAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: