DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS: formação e estratégias de inclusão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Irinaldo Caetano-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Paula Almeida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-23T11:44:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-23T11:44:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-28-
identificador: dc.identifier.otherDESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS: formação e estratégias de inclusãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131247-
Resumo: dc.description.abstractSeja bem-vindo (a) ao nosso minicurso em formato de e-book: “DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS: FORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO”. Este produto educacional foi desenvolvido da pesquisa de mestrado intitulada "Formação de Professores e Inclusão Escolar: Em foco as Habilidades Sociais Educativas e o Desenho Universal para Aprendizagem", o projeto é um reflexo do compromisso em integrar teoria, prática e inovação na formação de professores. Este produto educacional foi desenvolvido como parte integrante desta pesquisa, conforme as exigências de um mestrado profissional. Diferente de uma dissertação estritamente acadêmica, mestrado profissional requer a elaboração de um recurso que possa ter aplicação prática direta no campo de atuação do pesquisador. Vivemos em tempos de transformações profundas na educação, que exigem um olhar atento às diferenças individuais dos alunos e ao papel fundamental da escola na formação de cidadãos críticos, empáticos e colaborativos. Nesse contexto, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) surge como uma abordagem inovadora e inclusiva, que visa garantir o acesso, a participação e o progresso de todos os estudantes, respeitando suas singularidades e potencialidades. Ao mesmo tempo, desenvolver habilidades sociais educativas é essencial para promover um ambiente escolar mais acolhedor, cooperativo e favorável à aprendizagem. Essas habilidades contribuem diretamente para o bem-estar emocional, para a construção de vínculos e para a resolução de conflitos de forma construtiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeebook- PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal para Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades Sociais Educativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleDESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS: formação e estratégias de inclusãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Rede Nacional- PROFEI em Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrientação de Dissertação IIpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons