Sequência de ensino com materiais manipuláveis: uma proposta para o ensino de números decimais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Rosa, Cláudia-
Autor(es): dc.contributor.authorCabral, Tânia Cristina Baptista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-23T19:05:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-23T19:05:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherPPGSTEM-Números_Decimais.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131245-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Docência em Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática (STEM). Apresenta uma sequência de atividades voltada à aprendizagem de números decimais, onde o recurso central é o uso do material dourado como instrumento manipulativo. A proposta pode ser aplicada em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental e pode ser adaptada para outras séries, de acordo com o nível de compreensão dos alunos. As atividades articulam conhecimentos prévios sobre números naturais, frações e sistema monetário.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent721 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Douradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros Decimaispt_BR
Título: dc.titleSequência de ensino com materiais manipuláveis: uma proposta para o ensino de números decimaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons