MANUAL DE ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS BILÍNGUES NA REDE PÚBLICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Rondôniapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, ELIANA APARECIDA DOS SANTOS DE-
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUEZ, TOMAS DANIEL MENENDEZ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-22T21:05:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-22T21:05:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-05-
identificador: dc.identifier.otherMANUAL DE ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS BILÍNGUES NA REDE PÚBLICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131231-
Resumo: dc.description.abstractEste manual foi elaborado como produto educacional vinculado à dissertação de mestrado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Ele tem como objetivo principal oferecer subsídios teórico-práticos para a formação continuada de professores de Matemática que atuam em contextos bilíngues da rede pública de ensino. A proposta parte do reconhecimento de que o ensino de Matemática em ambientes nos quais se utiliza uma língua adicional requer a articulação entre saberes pedagógicos, disciplinares e linguísticos. Diante disso, o manual apresenta um conjunto de estratégias formativas organizadas em eixos temáticos, ancoradas nos fundamentos da Didática Profissional, na Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem (Content and Language Integrated Learning – CLIL), na translinguagem e no uso de recursos multimodais e digitais. As estratégias aqui propostas foram concebidas para dialogar com os desafios reais enfrentados pelos docentes da rede pública que atuam em contextos de ensino bilíngue, nos quais a segunda língua é um idioma adicional, como o inglês, respeitando a diversidade linguística, sociocultural e institucional presente nas escolas brasileiras. Trata-se de um manual que não pretende oferecer modelos prontos, mas sim possibilidades formativas flexíveis, fundamentadas teoricamente e adaptáveis a diferentes contextos. A estrutura do manual busca, portanto, contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores, promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas, colaborativas e críticas. Espera-se que este material contribua para o fortalecimento da prática pedagógica bilíngue e para a construção de percursos formativos mais reflexivos, colaborativos e comprometidos com a equidade educacional. O manual pode ser utilizado por professores, coordenadores pedagógicos, gestores e formadores como referência para a organização de ações de formação em serviço e para o fortalecimento do ensino bilíngue de Matemática em diferentes contextos educacionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent31 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBILINGUISMOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias de Ensinopt_BR
Título: dc.titleMANUAL DE ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS BILÍNGUES NA REDE PÚBLICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT/UNIRpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons