
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Rondônia | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, ELIANA APARECIDA DOS SANTOS DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUEZ, TOMAS DANIEL MENENDEZ | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-22T21:05:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-22T21:05:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MANUAL DE ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS BILÍNGUES NA REDE PÚBLICA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131231 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este manual foi elaborado como produto educacional vinculado à dissertação de mestrado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Ele tem como objetivo principal oferecer subsídios teórico-práticos para a formação continuada de professores de Matemática que atuam em contextos bilíngues da rede pública de ensino. A proposta parte do reconhecimento de que o ensino de Matemática em ambientes nos quais se utiliza uma língua adicional requer a articulação entre saberes pedagógicos, disciplinares e linguísticos. Diante disso, o manual apresenta um conjunto de estratégias formativas organizadas em eixos temáticos, ancoradas nos fundamentos da Didática Profissional, na Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem (Content and Language Integrated Learning – CLIL), na translinguagem e no uso de recursos multimodais e digitais. As estratégias aqui propostas foram concebidas para dialogar com os desafios reais enfrentados pelos docentes da rede pública que atuam em contextos de ensino bilíngue, nos quais a segunda língua é um idioma adicional, como o inglês, respeitando a diversidade linguística, sociocultural e institucional presente nas escolas brasileiras. Trata-se de um manual que não pretende oferecer modelos prontos, mas sim possibilidades formativas flexíveis, fundamentadas teoricamente e adaptáveis a diferentes contextos. A estrutura do manual busca, portanto, contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores, promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas, colaborativas e críticas. Espera-se que este material contribua para o fortalecimento da prática pedagógica bilíngue e para a construção de percursos formativos mais reflexivos, colaborativos e comprometidos com a equidade educacional. O manual pode ser utilizado por professores, coordenadores pedagógicos, gestores e formadores como referência para a organização de ações de formação em serviço e para o fortalecimento do ensino bilíngue de Matemática em diferentes contextos educacionais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 31 páginas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | BILINGUISMO | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Profissional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de Ensino | pt_BR |
| Título: dc.title | MANUAL DE ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS BILÍNGUES NA REDE PÚBLICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT/UNIR | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PRODUTO EDUCACIONAL - ELIANA SOUZA.pdf | 422,73 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131231/2/PRODUTO EDUCACIONAL - ELIANA SOUZA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons