
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rahima Nhaca, Jamila | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues Cacachal, Isabel Ana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Jaime Mate Autor, Maria Sandra | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Baltazar da Costa Massango, Canjara | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mulamula Sabino Banguine, Joaquim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-22T15:40:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-22T15:40:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1427 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino da Língua Francesa em Escolas Moçambicanas | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131225 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente Artigo aborda sobre uma análise da problemática da interferência linguística na aprendizagem do Francês, estudo feito ao nível da 11ª classe e 12ª classes na Escola Secundária de Lhanguene, localizada nos arredores da cidade de Maputo. Moçambique é um país plurilíngue e multicultural, onde o ensino e aprendizagem engloba influências de várias línguas e culturas, tendo como base a ordem linguística deste país um potencial linguístico, onde o convívio de várias línguas no mesmo espaço social influência, sem dúvida, a aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Neste sentido, a aprendizagem é marcada por várias interferências interlinguísticas que se manifestam durante o processo de ensino, onde a língua materna (LM) é indicada como o principal factor da origem de vários aspectos que causam as interferências. Essencialmente, o objectivo deste estudo é examinar como a língua Portuguesa (LP/LM e ou L2) influência na aprendizagem de Francês, língua estrangeira (FLE). Como outras disciplinas do currículo escolar, a língua francesa é aprendida nesta conjuntura do programa do ensino, onde envolve aprendentes não francófonos de vários contextos sociais. Sendo assim, o ensino e aprendizagem do FLE ocorre num contexto de diversidade linguística e, por esta razão, julgamos ser importante entender as “nuances” que determinam o que se pode chamar “aquisição deficiente” desta língua estrangeira (LE). | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 977 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem de Francês | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Interferência Linguística | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua Materna (Português) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Contexto Plurilíngue | pt_BR |
| Título: dc.title | Interferência Linguística na Aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) por Alunos Moçambicanos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons