
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Ângelo Valentim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-21T22:32:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-21T22:32:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Microplanejamento Educacional: Criação e Consolidação do Microplanejamento Educacional como Instância Estratégica de Planejamento da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131166 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo apresenta a trajetória de criação e consolidação da Coordenadoria de Microplanejamento Educacional (CMPE) da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, instituída em 2019. O estudo analisa seu papel na organização do fluxo escolar da Rede Municipal de Ensino (RME), da etapa Creche ao Ensino Fundamental I, bem como sua integração com a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso (REE-MT). Evidencia-se o impacto da centralização de funções como redimensionamento escolar, regularização fundiária, georreferenciamento educacional e busca de parcerias estratégicas. Os resultados mostram a garantia anual de mais de 7 mil matrículas planejadas, o alinhamento territorial da rede e a incorporação do planejamento educacional baseado em evidências. | - |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | microplanejamento educacional em cuiabá | - |
| Palavras-chave: dc.subject | fluxo escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | políticas públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | gestão educacional | - |
| Título: dc.title | Microplanejamento Educacional em Cuiabá: Criação e Consolidação do Microplanejamento Educacional como Instância Estratégica de Planejamento da Rede Municipal de Educação de Cuiabá | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Pedagogia | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História da Educação | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Microplanejamento Educacional em Cuiabá (1).pdf | Criação e Consolidação do Microplanejamento Educacional como Instância Estratégica de Planejamento da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá | 639,05 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131166/2/Microplanejamento Educacional em Cuiabá (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons