Atividade didática multimodal para ensino de pH, acidez e basicidade para alunos surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Silvia Kelly Mendes da-
Autor(es): dc.contributor.authorPassinato, Cristiana de Barcellos-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Juliana Camara de-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Rodrigo Volcan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-20T18:29:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-20T18:29:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-20-
identificador: dc.identifier.otherProduto Kelly.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131165-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi desenvolvido como parte do Trabalho de Conclusão de Curso da professora Silvia Kelly Mendes da Costa, apresentado ao curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ) no ano de 2021. Trata-se de um conjunto de materiais didáticos pensado e elaborado para auxiliar as aulas de pH, acidez e basicidade, com o objetivo de promover a inclusão de alunos surdos. O material é composto por um conjunto de slides, que contém símbolos e associações para a melhor compreensão dos conceitos envolvidos, além de vídeos com a interpretação desses conteúdos em Libras, realizada pela licencianda Juliana Camara. O material também inclui a dinâmica de perguntas e respostas utilizadas na aula expositiva, auxiliada pelos slides, como forma de promover curiosidade nos alunos e trabalhar com a ludicidade. Além disso, o material didático também é composto por um jogo de tabuleiro, que contém casas coloridas e cartas de cores correspondentes que possuem comandos como perguntas, realização de experiências e dinâmicas referentes a esse tipo de jogo. No verso de todas as cartas colocamos um QR code, que direciona os alunos para um vídeo que contém a interpretação em Libras do conteúdo da carta. Este jogo tem o objetivo pedagógico de avaliar a compreensão dos alunos sobre os conceitos pH, acidez e basicidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividade Multimodalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdospt_BR
Título: dc.titleAtividade didática multimodal para ensino de pH, acidez e basicidade para alunos surdospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons