O B-R-Ó-BRÓ no ensino de física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Picospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Alexandre Leite dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-19T20:45:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-19T20:45:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-07-
identificador: dc.identifier.otherO B-R-Ó-BRÓ no ensino de físicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131160-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é orientar professor e alunos para promoverem o B-R-Ó-BRÓ como tema para o ensino contextualizado de Física. Parte da perspectiva de convivência com o Semiárido brasileiro (RESAB, 2006). A nossa proposta de ensino se baseia na estratégia do Itinerário Pedagógico, de Reis e Pereira (2022), em três etapas: 1.A realidade como ponto de partida: em que o grupo (professor e alunos) imergirão e se apropriarão do seu contexto, isto é, da sua realidade local, no plano empírico; 2.Comunicação dos saberes: em que haverá o tratamento científico, no plano abstrato. Assim, haverá o diálogo entre os saberes populares e os científicos, emergindo respostas e novos problemas, no sentido de ressignificar o contexto dos sujeitos e ampliá-lo; 3.Reinvenção da realidade: com uma visão ampliada do contexto, agora ressignificado, é feito um retorno desses novos conhecimentos para a intervenção/transformação da realidade. O Itinerário Pedagógico concluirá com a produção de panfletos e/ou outras ações definidas coletivamente. Para subsidiar esse processo, este trabalho contém textos de apoio para o professor e os alunos, que, a partir do B-R-Ó-BRÓ, exploram conceitos da Física. Dessa forma, os textos de apoio podem ser explorados da melhor maneira que o professor e os alunos acharem. A ideia é que os professores se sintam à vontade para dialogar com outros textos, com maior ou menor profundidade, dependendo da turma ou contexto, e que os alunos sejam incentivados a pesquisar. O importante ao longo do processo, além da aprendizagem de conteúdos escolares de Física e questões de cunho social, político, econômico e ambiental, haja o entendimento e respeito mútuo, o trabalho colaborativo, um clima propício para a criatividade e o engajamento, visando a ressignificação do B-R-Ó-BRÓ na perspectiva de convivência com o Semiárido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,249 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectItinerário Pedagógico.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectB-R-Ó-BRÓ.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRealidade.pt_BR
Título: dc.titleO B-R-Ó-BRÓ no ensino de físicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Físicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons