Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bechler, Emerson Willian | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Slva, Aparecida de Fátima Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-19T13:54:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-19T13:54:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131158 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O desenvolvimento da alfabetização científica seguindo uma proposta construtivista de ensino e aprendizagem aliada ao contexto social do estudante, para que o conhecimento possua um significado relevante e estimule a tomada de decisões deve ser o objetivo principal de todo conhecimento químico desenvolvido em sala de aula. Despertar no estudante o prazer no aprendizado de Ciências, em particular a Química e ao mesmo tempo desenvolver a construção da verdadeira alfabetização científica é um desafio mas necessita ser encarado como prioridade absoluta para o desenvolvimento da cidadania nas escolas. Este trabalho possui como objetivo a investigação do desenvolvimento desta construção a partir do estudo do tratamento de água de abastecimento e as análises físico-químicas que atestam sua qualidade utilizando atividades experimentais investigativas e outras intervenções pedagógicas como visitas técnicas, bem como recursos didáticos como vídeos, questionários, sínteses escritas e mapas mentais para atingir tal objetivo. A temática água está relacionada a sustentabilidade, no sentido de que pode promover a conscientização ambiental da preservação deste importante recurso natural para a humanidade, além de promover o pensamento crítico do estudante estabelecendo relações entre a Química e a sustentabilidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 54 paginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica, Sustentabilidade, Análise de água, Ensino de Química | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: ANÁLISES FÍSICO QUÍMICAS DA QUALIDADE DA ÁGUA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CTSA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional EMERSON WILLIAM BECHLER.pdf | 796,89 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131158/2/Produto educacional EMERSON WILLIAM BECHLER.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons