SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: ANÁLISES FÍSICO QUÍMICAS DA QUALIDADE DA ÁGUA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CTSA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBechler, Emerson Willian-
Autor(es): dc.contributor.authorda Slva, Aparecida de Fátima Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-19T13:54:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-19T13:54:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131158-
Resumo: dc.description.abstractO desenvolvimento da alfabetização científica seguindo uma proposta construtivista de ensino e aprendizagem aliada ao contexto social do estudante, para que o conhecimento possua um significado relevante e estimule a tomada de decisões deve ser o objetivo principal de todo conhecimento químico desenvolvido em sala de aula. Despertar no estudante o prazer no aprendizado de Ciências, em particular a Química e ao mesmo tempo desenvolver a construção da verdadeira alfabetização científica é um desafio mas necessita ser encarado como prioridade absoluta para o desenvolvimento da cidadania nas escolas. Este trabalho possui como objetivo a investigação do desenvolvimento desta construção a partir do estudo do tratamento de água de abastecimento e as análises físico-químicas que atestam sua qualidade utilizando atividades experimentais investigativas e outras intervenções pedagógicas como visitas técnicas, bem como recursos didáticos como vídeos, questionários, sínteses escritas e mapas mentais para atingir tal objetivo. A temática água está relacionada a sustentabilidade, no sentido de que pode promover a conscientização ambiental da preservação deste importante recurso natural para a humanidade, além de promover o pensamento crítico do estudante estabelecendo relações entre a Química e a sustentabilidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent54 paginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica, Sustentabilidade, Análise de água, Ensino de Químicapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: ANÁLISES FÍSICO QUÍMICAS DA QUALIDADE DA ÁGUA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CTSApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons