A Aprendizagem Baseada na Metodologia Peer Instruction Aplicada à Produção Textual Dissertativa Argumentativa (ENEM)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva dos Santos, Jussara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-19T13:02:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-19T13:02:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1413-
identificador: dc.identifier.otherPeer Instruction (PI) - (ENEM)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131155-
Resumo: dc.description.abstractA baixa performance dos estudantes brasileiros na redação do Enem, evidenciada pelos resultados recentes, aponta para a necessidade de aprimorar as estratégias de ensino de produção textual dissertativa argumentativa. Diante desse cenário, surge a problemática de como tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e engajador. Sendo assim, este estudo propõe investigar o impacto da integração da metodologia Peer Instruction, mediada pela tecnologia digital Letrus, no ensino de redação para o Enem. A pesquisa busca verificar se essa abordagem pode melhorar a compreensão dos alunos sobre estrutura argumentativa, aumentar seu engajamento e, consequentemente, aprimorar suas habilidades de escrita. Nesse sentido, esse estudo visa preencher uma lacuna importante na literatura, explorando como essa interseção pode aprimorar a compreensão dos alunos sobre os conceitos fundamentais da escrita dissertativa argumentativa e aumentar seu envolvimento no processo de aprendizagem. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre Peer Instruction, tecnologias educacionais digitais e ensino de produção textual. Foram coletados artigos científicos, livros, teses e dissertações publicados em bases de dados acadêmicas nacionais e internacionais. A conclusão deste estudo apresenta que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras, como o Peer Instruction aliado às tecnologias digitais, contribui significativamente na preparação dos estudantes para a redação do ENEM e, de forma mais ampla, para as habilidades de escrita necessárias no ensino superior e na vida profissional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,16 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPeer Instruction (PI)pt_BR
Palavras-chave: dc.subject(ENEM)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativas de Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleA Aprendizagem Baseada na Metodologia Peer Instruction Aplicada à Produção Textual Dissertativa Argumentativa (ENEM)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons