
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva dos Santos, Jussara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-19T13:02:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-19T13:02:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1413 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Peer Instruction (PI) - (ENEM) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131155 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A baixa performance dos estudantes brasileiros na redação do Enem, evidenciada pelos resultados recentes, aponta para a necessidade de aprimorar as estratégias de ensino de produção textual dissertativa argumentativa. Diante desse cenário, surge a problemática de como tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e engajador. Sendo assim, este estudo propõe investigar o impacto da integração da metodologia Peer Instruction, mediada pela tecnologia digital Letrus, no ensino de redação para o Enem. A pesquisa busca verificar se essa abordagem pode melhorar a compreensão dos alunos sobre estrutura argumentativa, aumentar seu engajamento e, consequentemente, aprimorar suas habilidades de escrita. Nesse sentido, esse estudo visa preencher uma lacuna importante na literatura, explorando como essa interseção pode aprimorar a compreensão dos alunos sobre os conceitos fundamentais da escrita dissertativa argumentativa e aumentar seu envolvimento no processo de aprendizagem. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre Peer Instruction, tecnologias educacionais digitais e ensino de produção textual. Foram coletados artigos científicos, livros, teses e dissertações publicados em bases de dados acadêmicas nacionais e internacionais. A conclusão deste estudo apresenta que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras, como o Peer Instruction aliado às tecnologias digitais, contribui significativamente na preparação dos estudantes para a redação do ENEM e, de forma mais ampla, para as habilidades de escrita necessárias no ensino superior e na vida profissional. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,16 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Peer Instruction (PI) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | (ENEM) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas de Aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | A Aprendizagem Baseada na Metodologia Peer Instruction Aplicada à Produção Textual Dissertativa Argumentativa (ENEM) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons